Após nossa marcante passagem pela Península Valdez, seguimos viagem para Trelew pela Ruta 3, com o objetivo de conhecer um dos museus científicos mais importantes da Argentina. O Museo Paleontológico Egidio Feruglio (MEF) possui em seu acervo fósseis de dinossauros e outros seres vertebrados e invertebrados que habitaram várias partes da Terra há milhões de anos, desde a Era Paleozoica (540 a 245 milhões de anos).

Tyrannotitan - 116 milhões de anos
Estima-se que o Tyrannotitan tenha 116 milhões de anos

O MEF nos encantou pela sua riqueza histórica e organização. Duas seções do museu nos chamaram a atenção: a exposição de fósseis da fauna marinha da Era Mesozoica (245 a 65 milhões de anos) e partes do maior animal já conhecido pela ciência.

Ao fim da Era Paleozoica (540 a 245 milhões de anos), os répteis tinham evoluído em diversas formas e hábitos. De terrestres a marinhos, passaram a adquirir as características que iriam perdurar na Era Mesozoica nos dinossauros.

Pareiasauro
Pareiasauro, herbívoro quadrúpede de grande porte, 250 milhões de anos. Encontrado no Rio Grande do Sul, Brasil.

Já durante a Era Mesozoica (245 a 65 milhões de anos), as condições dos mares eram mais estáveis e propícias à vida. Os répteis marinhos estão entre os animais mais relevantes desta Era, juntamente com uma grande diversidade de invertebrados. Na Patagônia argentina, foram encontrados muitos sedimentos marinhos, principalmente dos períodos Jurássico e Cretáceo, que contam a história dos mares mesozoicos. No museu, há também espécies encontradas em outras regiões.

Caramujo
Espécie de Molusco com gigantismo, encontrado na Alemanha.

No MEF, estão expostas algumas partes do fóssil da maior espécie conhecida de dinossauro do mundo, também o maior animal já descoberto pela ciência. Estima-se que este gigante herbívoro viveu há 101 milhões de anos, media 42 metros de comprimento e pesava 76 toneladas. Esta espécie ainda está em estudo.

Maior espécie de dinossauro
Fósseis encontrados na Argentina da maior espécie de dinossauro do mundo conhecida

1 COMENTÁRIO

  1. I am an editor working in Japan. I am making a dinosaurs book now. In the book, I would like to use the photo of Tyrannotitan of your web site. I can pay you the appropriate fee for the image.

    Would you please send me the hi-res image ?

    I am looking forward to hearing from you.

    Best regards,

    Izumi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here