Quando iniciamos nosso planejamento do Mochilão e a montagem do roteiro, não tínhamos ideia que o fim do mundo não está tão longe. Contudo, chegar em Ushuaia de carro ou moto não é uma tarefa nada fácil. Que digam os mochileiros que já completaram esta tarefa. São dias e dias de estrada com muita ventania, frio e condições adversas. Ainda assim, todo o esforço nesta jornada foi recompensado pela sensação de alcançar, o que quando crianças, pensávamos ser inalcançável. A imaginação de infância agora se tornou realidade.

Ushuaia - Fim Del Mundo (49)Chegamos em Ushuaia antes do previsto, pois nossa rápida travessia no Estreito de Magalhães agilizou a viagem. O percurso entre Rio Gallegos e a cidade do fim do mundo possui três fronteiras, o Oceano Pacífico para atravessar e quilômetros e mais quilômetros de estradas de rípio. Mesmo sendo um trajeto longo, as belezas pelo caminho são incontáveis. Cruzar o Paso Garibaldi, nas proximidades de Ushuaia, contemplando os picos de gelos, os lagos Fagnano e Escondido é um remédio para qualquer cansaço após as várias horas de estrada. Simplesmente uma das rotas mais lindas que já cruzamos e uma bela mostra do que encontraríamos pela cidade.

Ushuaia é a cidade mais meridional da Argentina e do continente americano e situa-se na chamada Terra do Fogo. Por ser a cidade mais próxima do continente Antártico recebeu o apelido de “o fim do mundo”. Sua fama atrai turistas do mundo todo, que vem em busca de conhecerem os diversos atrativos e belezas de Ushuaia e seus arredores. Os principais destaques ficam por conta do Museu Marítimo e Presídio Militar, o Parque Nacional Tierra del Fuego, o Glaciar Le Martial, o passeio de catamarã pelo Canal Beagle e suas charmosas ruas, hotéis luxuosos e restaurantes sofisticados.

Ushuaia - Fim Del Mundo (39)
O charme de Ushuaia com as montanhas nevadas ao redor

O primeiro destes, o Presídio Militar, teve sua construção iniciada em 1902 e, na década de 1920, já contava com cinco pavilhões de 76 celas cada um deles. Toda esta estrutura foi quase que totalmente construída pelos próprios presidiários, que enfrentavam o frio extremo dos rigorosos invernos e condições sub-humanas em seu trato. A prisão chegou a abrigar mais de 600 presidiários, muitos deles delinquentes autores de graves delitos e até condenados à prisão perpétua.

Todo este complexo funcionou até 1947, quando foi determinada, pela presidência da nação argentina, a clausura do presídio. Esta visita nos impressionou pela conservação das instalações e por retratar tão fielmente como os presos detidos no local passavam seus dias no cárcere. É um roteiro que não pode faltar em uma visita à Ushuaia.

Celas do Presídio Militar de Ushuaia
Celas do Presídio Militar de Ushuaia

Nos arredores da cidade encontra-se o Parque Nacional Tierra del Fuego. Dentro da avaliação do Terra Adentro, o ponto alto de nossa passagem por Ushuaia. O parque encontra-se na beira do canal de Beagle e próximo à fronteira com o Chile e seus cerca de 63 mil hectares são compostos de várias estradas e trilhas que cruzam paisagens espetaculares.

A cada curva ou montanha que é transposta revela-se uma pintura da natureza. Inúmeros lagos, picos nevados e a biodiversidade encantam os visitantes. Nos impressionamos com a Trilha Costeira, a única que fizemos dentro do parque, bem como com toda a harmonia e equilíbrio deste lindo ecossistema.

Ushuaia - Fim Del Mundo (81)

Outra atração imperdível de Ushuaia é a trilha até o Glaciar Le Martial.

Este glaciar é uma das maiores camadas de gelo sobre montanha nas proximidades da cidade.

A trilha até o topo dura cerca de três horas, ida e volta, e a vista que se tem de Ushuaia, do canal de Beagle e da cadeia de montanhas nevadas ao redor da cidade é belíssima.

 

 

Mesmo no verão, o clima da cidade é bem frio, especialmente para nós, brasileiros. Nos três dias que ficamos em Ushuaia, a temperatura raramente passou acima dos dez graus Celsius. Durante a noite, normalmente se aproximava dos zero grau. Em nossa primeira manhã, fomos surpreendidos por um curto momento em que nevou e logo em seguida o sol reapareceu.

Falando nisso, as mudanças climáticas repentinas são uma constante no fim do mundo. Conhecer Ushuaia foi realizar um dos mais intrigantes sonhos de nossa infância. O percurso não foi fácil, mas muito gratificante. Encontramos vários brasileiros pelo caminho que, de carro ou de moto, buscavam a realização do mesmo sonho. O fim do mundo não é tão longe quanto imaginávamos, mas tão bonito quanto sonhávamos.

 

11 COMENTÁRIOS

  1. Pretendemos ir a Ushuaya em abril/16. Estamos estudando a rota. Vamos de carro. Queremos ir por um caminho e voltar por outro. Gostaria de algumas dicas. Obrigado

    • Olá Maria Jussara! Tudo bem? É um prazer receber o seu contato no terra Adentro.
      Que bacana que pretendem ir à Ushuaia. A viagem é magnífica, seja por um caminho ou por outro.
      A sugestão que te damos é descer pela Ruta 3, pela costa leste da Argentina, e subir pela Ruta 40, na costa oeste. Na volta, pode aproveitar para conhecer alguns destinos no Chile, como o Parque Torres del Paine. Encaminho abaixo o link do nosso roteiro:
      http://www.terraadentro.com/2014/12/16/roteiro-pronto-terra-adentro/

      Outro detalhe importante é quanto ao frio, já que viajará próximo do inverno. É importante se prepararem e acompanharem diariamente a previsão do tempo, já que nesta região ocorrem nevascas com grande frequência.
      Quaisquer outras dúvidas pode contar conosco!
      Boa viagem!
      Abraços,
      Henrique e Sabrina.

  2. Mto. Boa matéria. E fazem certo – VAJAR – a vida é passageira e daqui não se leva nada. Viajar representa adquirir cultura, disfrutar do que há de bom em lugares que está ao nosso alcance, conhecer outros hábitos, outros valores. Ter uma boa companhia e cair na estrada é mto. Bom.

    • Olá Bruno! É um imenso prazer receber o seu comentário no Terra Adentro! Sábias palavras e pensamentos! A vida é muito curta mesmo e o que de melhor podemos deixar para outras gerações é o conhecimento e o respeito a todas as culturas. Que sua vida também seja repleta de muitas viagens e aventuras! Grande abraço dos amigos, Henrique e Sabrina.

  3. Lindo ushuaia. Tenho certeza pelo que disseram que estao realizando um dos seus varios sonhos. Aproveitem com responsabilidade. Fiquem com Deus e Ele vos guiara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here