Este post é dedicado à nossa sobrinha, Alice, que nasceu no dia em que iniciamos a Ruta dos Sete Lagos.

Assim que deixamos a cidade de El Chaltén para trás, fomos em direção à famosa Região dos Lagos argentina. Pelo fato deste trajeto ser bem longo, decidimos que iríamos dormir em alguma pousada no caminho. No entanto, não esperávamos encontrar todas as hospedagens lotadas nas poucas cidades que ficam às margens da Ruta 40. Rodamos muitos quilômetros, já era madrugada, e a nossa melhor opção foi fazer um free camping no posto de gasolina YPF, nas proximidades de El Bolsón.

Mesmo cansados desta longa jornada, mantivemos o nosso objetivo de explorar as cidades de Bariloche, Villa la Angostura, San Martín de Los Andes e a Ruta dos Sete Lagos. Esta região do país pertence à Patagônia Andina e é uma área de característica única, pois reúne a Cordilheira dos Andes, bosques de coníferas e muitos lagos originados a partir do degelo das montanhas. Muitos turistas brasileiros visitam estas cidades no inverno em busca de suas estações de esqui. Já no verão, são os próprios argentinos que invadem os lagos para aproveitar o calor, fazer um parrillada e praticar a pesca esportiva.

Região dos Lagos Argentina (16)
No verão, esta região é muito visitada pelos próprios argentinos e praticantes de canoagem, pesca esportiva e rafting

Nossa primeira parada foi na badalada Bariloche, para conhecer a cidade e seu entorno. Como nesta época tudo é muito caro, optamos somente por passear pelas ruas, praças, a catedral e o lago Nahuel Huapi. O que mais curtimos em Bariloche, foi o acampamento que montamos em frente à um lago do Parque Nahuel Huapi. Aproveitamos o belo visual do dia para apreciar o lago só pra gente e, a tranquilidade da noite, para observar o lindo céu pipocado de estrelas.

Região dos Lagos Argentina (3)
Acampamos com a companhia deste belo lago do Parque Nacional Nahuel Huapi

Diferentemente de Villa La Agostura e San Martín de Los Andes, Bariloche cresceu muito nos últimos anos. Para nós, perdeu um pouco do charme de cidade de montanha, que as demais mantêm.

Seguimos para Villa La Angostura, uma cidadezinha encantadora que preserva o estilo romântico de pequenas construções de madeira, chocolaterias e estações de esqui. Andar pelas simpáticas ruas da cidade é como estar dentro de um filme que retrata uma pequena vila do século passado ou de um enfeite de bola de cristal, com casinhas de madeira e a neve caindo sob os telhados.

Região dos Lagos Argentina (21)
Construções em madeira na charmosa Villa La Angostura

Terminamos nossa curta passagem por Villa e partimos para San Martín pela Ruta dos Sete Lagos. Esta linda estrada é um pequeno trecho da Ruta 40 que não tem este nome a toa. Em todo o trajeto, a estrada é cercada por lagos e rios, montanhas nevadas e muito verde. Mesmo que você não viaje de carro para a região, recomendamos o percurso em um carro alugado ou por alguma agência de turismo. Sem dúvida nenhuma é um dos trechos mais espetaculares e peculiares da Ruta 40.

Capa Região dos Lagos (1)
Pequeno riacho na espetacular Ruta dos Sete Lagos

Por fim, chegamos em San Martín de Los Andes. A elegante cidade compartilha o charme de montanha de Villa La Angostura e um pouco do agito de Bariloche. O que torna o lugar ainda mais atraente é o belo Lago Lacar, que banha San Martín. Logo na entrada, é possível ter uma incrível vista do lago, das primeiras casas e de muitos moradores e turistas aproveitando as águas para praticar esportes e nadar. Além disso, em seus limites está o Parque Nacional Lanín, o qual abriga o grandioso Vulcão Lanín.

Região dos Lagos Argentina (39)
Vista para San Martín de Los Andes a partir da Ruta 40

Ao longo do mochilão, visitamos paisagens extremas: desde a aridez da Península Valdez às geleiras de El Calafate. A Região dos Lagos argentina incrementou ainda mais a diversidade de nossa viagem, com o verde dos bosques e o azul das águas de Bariloche, Villa La Angostura e San Martín de Los Andes. Conhecê-las no inverno deve ser ainda mais fascinante.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here