Com tempo e dinheiro contados, visitar cidades grandes em um mochilão nem sempre é uma tarefa fácil. Além disso, quando viajamos para as metrópoles brasileiras, ainda que não sejam muitas vezes ao ano, temos que enfrentar os diversos problemas que seus moradores convivem no cotidiano. Trânsito caótico, insegurança, ruas descuidadas e sujas e poluição acabam tirando um pouco da beleza desses lugares. Entretanto, apesar de Santiago ser uma das maiores capitais da América do Sul, essas características urbanas são mais amenas.

Santiago (48)
Os problemas urbanos das grandes metrópoles brasileiras são mais amenos em Santiago

A capital do Chile nos surpreendeu por ser muito organizada, arborizada, limpa, sustentável, segura e bem planejada para o trânsito. Tivemos essa percepção pois: enfrentamos a hora do rush, em uma sexta-feira, percorrendo 12 quilômetros nas principais ruas do centro e Bairro Providência em pouco menos de 25 minutos; como no hotel que ficamos não tinha garagem, os funcionários nos asseguraram que podíamos deixar o carro dormir na rua, mesmo no centro; descobrimos uma cidade fortemente preocupada com o meio ambiente, com suas ruas arborizadas e prédios verdes. Contudo, o ponto negativo da cidade fica por conta da poluição atmosférica, que encobre uma boa parte da vista para a Cordilheira do Andes.

Santiago (19)
A preocupação com a sustentabilidade faz parte da cultura da capital chilena

Outra particularidade de Santiago que nos chamou a atenção é a convivência harmônica do antigo e contemporâneo. Edifícios modernos e empresas de alta tecnologia dão um ar cosmopolita à cidade. Já suas construções coloniais e neoclássicas, como o palácio La Moneda, a igreja Catedral, Plaza de La Liberdad, Plaza de Armas, Correo Central, Mercado Central e igrejas de San Francisco e Santo Domingo engrandecem a sua história.

Santiago (36)
O tradicional Mercado Central de Santiago

Andamos o dia todo na região central e conhecemos vários lugares formidáveis. Recomendamos a visita às belíssimas igrejas Catedral, San Francisco e San Agustín, um passeio pelas bancas de frutos do mar e restaurantes do Mercado Central e o grandioso palácio presidencial La Moneda.

Santiago (44)
Igreja de San Agustín

Para nós, do Terra Adentro, Santiago se mostrou uma metrópole referência na América do Sul. Sua preocupação com o meio ambiente e com o bem-estar de seus cidadãos deve servir como exemplo para inúmeras cidades grandes brasileiras e do continente.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here