Com tempo e dinheiro contados, visitar cidades grandes em um mochilão nem sempre é uma tarefa fácil. Além disso, quando viajamos para as metrópoles brasileiras, ainda que não sejam muitas vezes ao ano, temos que enfrentar os diversos problemas que seus moradores convivem no cotidiano. Trânsito caótico, insegurança, ruas descuidadas e sujas e poluição acabam tirando um pouco da beleza desses lugares. Entretanto, apesar de Santiago ser uma das maiores capitais da América do Sul, essas características urbanas são mais amenas.

Santiago (48)
Os problemas urbanos das grandes metrópoles brasileiras são mais amenos em Santiago

A capital do Chile nos surpreendeu por ser muito organizada, arborizada, limpa, sustentável, segura e bem planejada para o trânsito. Tivemos essa percepção pois: enfrentamos a hora do rush, em uma sexta-feira, percorrendo 12 quilômetros nas principais ruas do centro e Bairro Providência em pouco menos de 25 minutos; como no hotel que ficamos não tinha garagem, os funcionários nos asseguraram que podíamos deixar o carro dormir na rua, mesmo no centro; descobrimos uma cidade fortemente preocupada com o meio ambiente, com suas ruas arborizadas e prédios verdes. Contudo, o ponto negativo da cidade fica por conta da poluição atmosférica, que encobre uma boa parte da vista para a Cordilheira do Andes.

Santiago (19)
A preocupação com a sustentabilidade faz parte da cultura da capital chilena

Outra particularidade de Santiago que nos chamou a atenção é a convivência harmônica do antigo e contemporâneo. Edifícios modernos e empresas de alta tecnologia dão um ar cosmopolita à cidade. Já suas construções coloniais e neoclássicas, como o palácio La Moneda, a igreja Catedral, Plaza de La Liberdad, Plaza de Armas, Correo Central, Mercado Central e igrejas de San Francisco e Santo Domingo engrandecem a sua história.

Santiago (36)
O tradicional Mercado Central de Santiago

Andamos o dia todo na região central e conhecemos vários lugares formidáveis. Recomendamos a visita às belíssimas igrejas Catedral, San Francisco e San Agustín, um passeio pelas bancas de frutos do mar e restaurantes do Mercado Central e o grandioso palácio presidencial La Moneda.

Santiago (44)
Igreja de San Agustín

Para nós, do Terra Adentro, Santiago se mostrou uma metrópole referência na América do Sul. Sua preocupação com o meio ambiente e com o bem-estar de seus cidadãos deve servir como exemplo para inúmeras cidades grandes brasileiras e do continente.

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá
    antes de mais nada parabéns pela coragem em desbravar esse mundo, acompanho vocês diariamente e creio que já li todos os post umas 2 x rsrsrs ! planejo uma viagem de carro a Santiago no inverno, o que vocês me dizem quanto a travessia Mendonza => Santiago no período de Junho? não encontrei informação confiável, alguns dizem que é tranquilo outros que a estrada fica fechada até 5 dias …
    abraço

    • Olá amigo Anderson, tudo bem?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro e saber que nossos posts estão sendo bem úteis para o planejamento de sua viagem! 🙂
      E que roteiro sensacional que você está planejando, pois estes caminhos pela Cordilheira dos Andes são incríveis!
      Bom, com relação à esta estrada, também conhecida como Los Caracoles, acredito que ocorram nevascas com certa freqüência durante o inverno, mas, por conta de ser um trajeto muito movimentado, creio que ela não deve ficar fechada por muito tempo, a menos que uma frente fria muito pesada se instale sobre a região.
      Penso que planejando direitinho e avaliando a previsão do tempo, creio que não terá maiores problemas, Anderson!
      Qualquer dúvida pode contar sempre com nosso apoio.
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

      • Obrigado pela resposta amigos!
        Vou planejar ficar alguns dias na região, ai terei uma margem de segurança quanto ao tempo caso não der para atravessar no dia planejado.
        Boa viagem e por favor, continuem postando, estamos ansiosos pelos EUA rsrsrs
        abraço

        • Ótima viagem, Anderson! 🙂
          Temos certeza que viverá momentos incríveis nesta região belíssima da América do Sul!
          Abraços dos amigos,
          Henrique e Sabrina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here