Fizemos uma difícil seleção de estradas que qualquer viajante gostaria de percorrer na América do Sul. Esta terceira parte contempla as estradas em que passamos a partir de Junín de Los Andes até Purmamarca, passando pela Argentina e Chile. Boa viagem!

Vulcão Lanín, entre Junín de Los Andes e Pucón, Chile

Estradas imperdíveis - Terra Adentro (1)
Este trajeto situa-se na fronteira entre a Argentina e o Chile, nas proximidades das cidades de Junín de los Andes e Pucón. Ao fundo, em destaque, pode se ver o imponente vulcão Lanín, nesta terra de inúmeros vulcões ativos.

Ruta Panamericana, entre Santiago e Copiapó, Chile

Estradas imperdíveis - Terra Adentro (2)
A Ruta 5 chilena, que é um dos trechos da famosa Rodovia Panamericana, que liga o extremo sul da América ao Alasca, é fantástica. Também conhecida como Rodovia do Deserto, esta estrada margeia o Oceano Pacífico em boa parte do trajeto e passa por regiões extremamente inóspitas.

Estrada que liga Calama à cidade abandonada de Chuquicamata, Chile

Estradas imperdíveis - Terra Adentro (3)
Já imaginou uma estrada que termina onde começa uma cidade abandonada? Esta é a estrada que liga Calama ao vilarejo de Chuquicamata, no Chile. Por momentos, até nos sentimos parte das gravações da série “The Walking Dead”!

Parque dos Flamingos, chegando em Toconao, Chile

Estradas imperdíveis - Terra Adentro (4)
Pra quem sempre imaginou que no deserto do Atacama não tem árvores, este trecho da estrada que liga as cidades de San Pedro do Atacama a Toconao, passa dentro do Parque dos Flamingos e corta paisagens como esta da imagem, repleta de árvores dos dois lados! Um cenário um tanto quanto inusitado para o Deserto mais seco e árido do mundo.

Estrada para os Gêiseres Del Tatio, Chile

Estradas imperdíveis - Terra Adentro (5)
Quem acorda de madrugada e sai quando ainda está escuro em direção aos Gêiseres del Tatio, não faz nem ideia da belíssima estrada que está cruzando. Quando o dia amanheceu e pegamos o caminho de volta em direção à San Pedro de Atacama pudemos ter a dimensão desta estrada! Um cenário indescritível!
Estradas imperdíveis - Terra Adentro (6)
Havia nevado bastante na noite anterior, mesmo sendo verão no Atacama! Nesta imagem, estávamos a mais de 4.500 metros de altitude.
Estradas imperdíveis - Terra Adentro (7)
A vegetação “Las Punas” se misturando com a paisagem branca e criando um cenário surreal!

Lagunas Altiplânicas, Deserto do Atacama, Chile

Estradas imperdíveis - Terra Adentro (8)
Visitar as Lagunas Altiplânicas no Atacama te dá a possibilidade de presenciar paisagens como esta. Assim que vimos a primeira ponta da laguna Miscanti, paramos o carro e ficamos contemplando por alguns minutos este incrível cenário!
Estradas imperdíveis - Terra Adentro (9)
Vizinha à Laguna Miscanti, a Laguna Miñiques, com águas mais esverdeadas que sua “irmã”, também é grandiosa. Repare bem, no cantinho esquerdo da foto, o quão pequenino o nosso carro ficou perto desta riqueza natural! Uma estrada e tanto para cruzar e nunca mais se esquecer de tão belas recordações.

Rodovia entre San Pedro de Atacama e Calama, Chile

Estradas imperdíveis - Terra Adentro (10)
Esta é a estrada que liga a cidade de San Pedro de Atacama à Calama e passa por paisagens extremamente desérticas. Em destaque na foto, os três cavaleiros que voltavam de um passeio ao Vale da Morte.
Estradas imperdíveis - Terra Adentro (12)
Para os viajantes que vão ao deserto partindo de Calama, este ponto é uma parada obrigatória. Este mirante possibilita uma vista panorâmica da imensidão do Deserto do Atacama!

Estrada que leva ao Vale da Morte, Deserto do Atacama, Chile

Estradas imperdíveis - Terra Adentro (11)
Se o seu desejo é cruzar estradas off-road em meio ao Deserto do Atacama, você não pode deixar de fazer uma aventura ao Vale da Morte. Esta estrada passa ao redor de imensos paredões de terra vermelha e grandes valetas! O uso do 4×4 é imprescindível neste trajeto.

Estrada em direção ao Paso de Jama, fronteira entre Chile e Argentina

Estradas imperdíveis - Terra Adentro (14)
Se você é fascinado por off-road, não pode deixar de visitar os Monjes de la Pacana e o Salar de Tara. Nesta imensidão do deserto, não existem estradas oficiais, apenas marcas de pneus pelas terras do Atacama.
Estradas imperdíveis - Terra Adentro (13)
Nas proximidades dos Monjes de la Pacana, ultrapassamos a altitude dos 4.800 metros, a maior que o Terra Adentro já esteve de carro.

Salinas Grandes, Argentina

Estradas imperdíveis - Terra Adentro (15)
Belíssima estrada que margeia a região de Salinas Grandes, na Argentina. De lá, pode se ter uma vista surpreendente da imensidão dos campos de sal.

Trecho entre Salinas Grandes e Purmamarca, Argentina

Estradas imperdíveis - Terra Adentro (16)
Estrada multicolorida que liga a cidade de San Pedro de Atacama (Chile) à Purmamarca, na Argentina.

Cuesta Del Lipán, Argentina

Estradas imperdíveis - Terra Adentro (17)
Antes de chegarmos à cidade de Purmamarca, percebemos que estávamos só subindo, subindo e subindo! De repente, chegamos a um altiplano e, poucos instantes depois, nos deparamos com esta descida impressionante! Cravada no meio da Cordilheira dos Andes, a famosa Cuesta del Lipán, é um dos trechos mais bonitos que já passamos na América do Sul!

Quer conhecer mais estradas imperdíveis? Veja também Estradas Imperdíveis I e Estradas Imperdíveis II.

5 COMENTÁRIOS

  1. Henrique! Vou fazer lago titicaca, machu picchu e deserto atacama, rota Santa cruz de la sierra , la paz , cusco – chile e argentina saindo em foz do iguaçu, pode me informar sobre o diesel s10, terei problema de abastecimento, na Bolivia e no Peru, pois já vi que no Chile e Argentina não há problema.
    Grato

    • Olá Francisco, tudo bem?
      É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro.
      Então, ainda não passamos na Bolívia e Peru para confirmar esta informação ao certo. Contudo, com as pessoas que conversei, parece que não existe Diesel S-10 nestes dois países! Na Bolivia tenho certeza que não existe, porém no Peru não posso te confirmar com total certeza.
      O ideal é viajar precavido, pois é provável que não encontre o S-10.
      Qualquer dúvida pode contar conosco, Francisco.
      Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.

    • Olá Jailton Zettermann, tudo bem?
      Muito obrigado pela participação no Terra Adentro.
      Acredito que não terá problemas em nenhuma das outras estradas, já que a maior parte delas é pavimentada.
      No Atacama, somente os Monjes de la Pacana que deve evitar, já que a areia é bem fofa e as estradas não são demarcadas.
      No mais, é só curtir as lindas paisagens!
      Boas viagens sempre!
      Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here