O início do Mochilão pelo Brasil não poderia ser melhor! Começamos a viagem sentido à Valença, no estado da Bahia, de onde partem os barcos que levam à Ilha de Tinharé.

Morro de São Paulo pertence a esta Ilha e é conhecida mundialmente por sua riqueza de corais, formações rochosas peculiares e piscinas naturais de águas incrivelmente cristalinas e quentes. Viajantes do mundo inteiro passam pela ilha durante o ano. É comum ouvirmos espanhol, inglês, alemão por todos os cantos de Morro.

Morro de São Paulo
Águas cristalinas de Morro

O calor de Morro de São Paulo pode ser percebido em vários sentidos. Escolhemos esta palavra para descrever a Ilha no título do post, pois, além do clima tropical e das altas temperaturas durante o dia e a noite, pudemos sentir o calor humano dos habitantes de lá. Nos surpreendemos com a cortesia, educação e bom humor que todos os locais (todos mesmo!) estampam no rosto e nas atitudes. Para nós, este foi o maior presente que recebemos de Morro de São Paulo.

Morro de São Paulo
O calor humano é um dos maiores presentes que ilha oferece aos visitantes

As praias da Ilha realmente são encantadoras. Suas águas cristalinas, quentes, ondas perfeitas e piscinas naturais fazem qualquer visitante se apaixonar por Morro. Aproveitar as piscinas naturais da quarta praia durante a manhã e as ondas da segunda praia durante a tarde é programa imperdível. Se o seu interesse for caminhar e explorar Tinharé, existem diversas trilhas que levam à praias desertas e que cruzam manguezais preservados. Outra opção é alugar bikes e aproveitar para conhecer a Ilha pedalando.

A praça central de Morro de São Paulo é extremamente cuidada e arborizada. Como em toda vila ou cidade pequena, é o ponto de encontro e de comércio. Ao fim do dia, aproveite para contemplar o por do sol do farol, de onde se tem uma vista privilegiada da Ilha e de suas praias. À noite, passear pelas ruas de Morro de São Paulo é um desfecho agradável para o dia.

Morro de São Paulo
Belíssima Igreja de Morro de São Paulo construída entre 1610 e 1612

Ao contrário do que esperávamos, a Ilha apresenta opções acessíveis de alojamento (hostels e campings) e alimentação. Assim, é uma ótima opção para quem mochila pelo nordeste brasileiro.

Vai visitar Morro de São Paulo? Temos algumas dicas…

Para quem pretende ir de carro, é aconselhável procurar um estacionamento confiável para deixar o seu veículo em Valença (já que não entram carros em Tinharé). Normalmente, os preços são tabelados e bem elevados. Se você chegar em Valença após as 18h, é preciso fretar um barco por conta própria, pois as empresas que operam encerram suas atividades ao anoitecer.

Morro de São Paulo
Barcos que realizam a travessia entre Morro de São Paulo e Valença ou Salvador

Se você for de avião, a melhor opção é ir para Salvador e pegar as embarcações de lá. Porém, o trajeto entre a capital e Morro de São Paulo é mais distante e só existem dois horários de ida e volta diariamente.

Em Morro de São Paulo, só encontramos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e Bradesco (que por vezes ficam sem dinheiro). Além disso, inúmeros estabelecimentos não aceitam cartão de crédito. Assim, é imprescindível levar uma quantia em dinheiro suficiente para os dias em que ficar na Ilha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here