Um dos destinos mais procurados do Brasil, Porto de Galinhas, não poderia ficar fora de nossa rota. A cidadezinha, no litoral sul do estado de Pernambuco, possui umas das águas mais cristalinas e quentes do nosso país. Além disso, abriga hotéis e resorts de altíssimo luxo, o que torna a região um destino não tão barato para aqueles que viajam com o orçamento mais apertado.

As águas calmas e cristalinas de Porto de Galinhas

Para quem não conhece muito sobre a cidade, ela reserva muitos atrativos para os visitantes. Com uma vida noturna agitada e praias com grande infraestrutura de quiosques e agências de turismo, Porto de Galinhas atrai turistas do mundo todo em busca de seus encantos e natureza privilegiada.

Contudo, o nosso objetivo principal na região era conhecer os arrecifes que cercam a praia de Porto de Galinhas. Estas formações rochosas submersas em pouca profundidade escondem uma vasta riqueza de corais e peixes. Em Porto de Galinhas não é diferente.

Pegamos uma canoa rumo aos arrecifes da Praia

As águas calmas e cristalinas da região favorecem (e muito!) o mergulho com snorkel ou com cilindros de oxigênio. Quando a maré está baixa, a visibilidade aumenta sensivelmente, já que as profundidades máximas dificilmente ultrapassam os 3 metros. Este passeio é ideal para quem não tem muita experiência com mergulho, já que não é necessário nenhum equipamento de alta complexidade.

Aproveite para conhecer diferentes espécies de peixes, corais de todas as formas e cores, ouriços do mar e para relaxar ouvindo somente a sua respiração e apreciando de perto a vida marinha.

Lindos corais nos arrecifes da praia

Contudo, se você gosta de praias mais desertas e menos movimentadas, possivelmente não encontrará isto em Porto de Galinhas. A cidade é famosa por suas praias movimentadas o ano todo. Flanelinhas, agentes de turismo e atendentes de quiosques estão espalhados por todos os lados. Assim que você consegue despachar um, aparece outro oferecendo um serviço similar. A paz que esperávamos encontrar por lá, infelizmente desapareceu com a fama e crescimento da cidade.

A calmaria na Praia só existe no fundo do mar

Embora tenha perdido um pouco o charme de outras épocas, gostamos muito de mergulhar e conhecer os arrecifes de Porto. Para nós, este foi o ponto alto do período que estivemos na cidade.

Conversando depois de nossa passagem pela região, nos perguntamos: O que define Porto de Galinhas?  Um lugar badalado e muito turístico? Ou um lugar de natureza preservada? Bom, preferimos pensar Porto de Galinhas como um lugar que alia, lado a lado, a agitação e a grande infraestrutura turística com a preservada vida marinha de seus arrecifes.

Independentemente de qual for o seu estilo de fazer turismo e quais são suas preferências, Porto de Galinhas possui programas que agradam a todos os visitantes, desde os mais mochileiros àqueles que procuram hotéis e resorts de luxo. Deve ser por isto que a praia já foi eleita mais de 10 vezes a “Melhor Praia do Brasil”. Boa viagem e bons mergulhos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here