Você sabia que a maior árvore frutífera do mundo é um cajueiro? E que fica no Brasil? Antes do Mochilão, nós nunca imaginávamos encontrar isto pelo nosso país. E foi na cidade de Parnamirim, próximo à praia de Pirangi, litoral do Rio Grande do Norte, que conhecemos esta gigante de mais de 120 anos.

Maior árvore frutífera do mundo.
Caminhando embaixo deste gigante, temos a impressão de estar em uma floresta

Localizado a 15 km de Natal, o maior cajueiro do mundo ocupa uma área de mais de 8.500 m² e produz cerca de 80 mil cajus todos os anos. Estima-se que, se a árvore tivesse espaço para crescer, teria mais de cinco vezes do seu tamanho atual.

Além de ter o título de maior cajueiro e maior árvore frutífera do mundo, agora o cajueiro disputa o concurso de maior copa de árvore do mundo. Conhecendo de perto toda a sua extensão, é difícil imaginar que outra árvore consiga vencer esta disputa. Estamos na torcida!

Maior árvore frutífera do mundo.
O Maior Cajueiro também concorre ao título de Maior Copa de Árvore do Mundo

A árvore, segundo estudos de cientistas e biólogos, sofre de uma anomalia rara, uma espécie de gigantismo, assim como ocorrem com seres humanos que crescem desenfreadamente. Seus galhos cresceram tanto que, ao passar do tempo, infiltraram pela terra e se tornaram raízes secundárias do cajueiro. Passear por debaixo da imensa árvore nos faz sentir, literalmente, em uma floresta.

Maior cajueiro do mundo.
Tronco principal, em meio às centenas de raízes secundárias

Reza a lenda que a semente que gerou o cajueiro foi plantada na terra por uma cutia. Estes pequenos roedores se alimentam de sementes e costumam enterrá-las, com o objetivo de escondê-las de outros animais e proteger seu alimento. Contudo, ninguém sabe ao certo de que maneira este cajueiro foi semeado. O importante é que, por ser uma árvore jovem, o cajueiro ainda está em processo de expansão, o que obrigará biólogos e políticos a repensarem o seu espaço disponível para crescimento.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here