Partimos rumo à capital Potiguar com muita expectativa em relação à cidade e às praias do Rio Grande do Norte. De verdade, nos encantamos com Natal e com o litoral do estado, um dos mais belos do Brasil.

Praias do Rio Grande do Norte
Um dos litorais mais bonitos do Brasil

A família do Henrique nos acompanhava desde Recife e decidimos passar três dias em Natal, para explorarmos melhor as praias da região.

Em nosso primeiro dia acordamos cedo, tomamos café, organizamos os trabalhos do Terra Adentro e partimos rumo à praia de Genipabu. A praia é famosa por suas dunas e pelos buggys que atravessam as areias quentes do Parque das Dunas Móveis. Contudo, o que a deixou mais famosa em todo o país foi a expressão criada pelos bugueiros antes de iniciar um passeio: “Com emoção ou sem emoção?”. Se escolher com emoção, prepare-se para viver grandes aventuras de buggy nas dunas. É de arrepiar até os mais experientes!

Praias do Rio Grande do Norte, Genipabu
A Praia de Genipabu é famosa por suas dunas e por seus passeios de buggy

A praia de Genipabu é muito movimentada e isto tira um pouco o seu brilho. Gostamos de lugares mais reservados e pouco explorados, e isto não se encontra por lá. Já o que se encontra em Genipabu são dromedários, que são “usados” pelas agências de turismo locais para oferecerem passeios pelas dunas aos visitantes. Este animal, parente dos camelos, é originário do Oriente Médio e da Austrália e está em risco de extinção. Não gostamos desta forma de exploração dos animais, principalmente se tratando de uma espécie que foi introduzida em uma região desconhecida e com características diferentes dos locais que se desenvolveram. Infelizmente, enquanto existirem pessoas para bancarem esta modalidade de turismo, as agências continuarão explorando “financeiramente” os animais.

Praias do Rio Grande do Norte, Genipabu
Turistas fantasiados de árabes passeando sobre os dromedários

Neste dia fomos embora para a pousada um pouco cabisbaixos, mas nada que atrapalhasse a nossa expectativa com relação às praias da região.

No dia seguinte, seguimos sentido ao litoral sul do Rio Grande do Norte, em direção à Praia da Pipa. Que grata surpresa! Adoramos a praia, as ruas extremamente apertadas e acolhedoras. As piscinas naturais que se formam na maré baixa são incríveis e ideais para sentar e ficar conversando até o sol se pôr. A praia é muito movimentada na alta temporada, mas se você preferir um lugar mais reservado, basta caminhar até a vizinha, a linda Praia dos Amores, onde poderá desfrutar das falésias que caracterizam a região com bastante tranquilidade. No fim do dia, visitamos uma “churreria”, que fica na rua principal da Pipa, e experimentamos os melhores churros que já comemos. Apesar de não ser tão barato, o sabor vale apena! Adoramos a Praia da Pipa e pretendemos voltar um dia.

Praias do Rio Grande do Norte, Pipa
Fim de tarde na Praia da Pipa

Em nosso último dia, partimos para o litoral norte do estado, sentido à Maracajaú. A praia é famosa por seus parrachos, que são formações rochosas que situam-se a oito quilômetros da costa e abrigam uma grande riqueza de corais e peixes. Fomos à praia com a intenção de realizar este mergulho, mas, infelizmente, a maré não estava à nosso favor. Como não baixara o suficiente no dia, os passeios até lá estavam cancelados. Ficamos um pouco na praia e decidimos esticar até Punaú.

A praia deserta de Maracajaú
A praia deserta de Maracajaú. Ideal para os que gostam de privacidade e pouca agitação

Punaú é uma bela praia, que se localiza exatamente no encontro do mar com o rio de mesmo nome. O Rio Punaú é límpido e de águas calmas e quentes. Uma boa opção para se banhar em água doce. Contudo, para ter acesso à parte mais bonita da praia, você terá que desembolsar a entrada em um dos resorts da região, já que a área é de propriedade privada. Pena que lugares tão bonitos custem alguns reais preciosos. Mesmo assim, vale a visita em Punaú!

Praias do Rio Grande do Norte, Punaú
As águas límpidas do Rio Punaú. Logo após as dunas (ao fundo da imagem) fica a Praia de Punaú

Aproveitávamos as noites para conhecer melhor a capital Potiguar, já que “montamos acampamento” por lá. Confessamos que Natal nos surpreendeu. Geralmente, não apreciamos tanto as cidades grandes, porém sua beleza nos encantou. Achamos Natal muito bem cuidada, moderna e com lindas paisagens. Para nós, é uma das mais belas capitais do Brasil.

Com estes cenários, encerramos nossa passagem pelo Rio Grande do Norte e já era hora de seguir rumo ao Ceará. Muita aventura estava por vir…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here