Para os aventureiros que gostam de conhecer muitos lugares em pouco tempo de viagem, um roteiro é mais do que essencial.

Roteiro Terra Adentro pelo Brasil
A rota de quase 14 mil quilômetros que percorremos pelo Brasil

Quando partimos para o Mochilão pelo Brasil, 2015-2016, sabíamos que o nosso roteiro inicial sofreria inúmeras modificações ao longo da estrada, assim como ocorreu em nossa viagem para Ushuaia e Deserto do Atacama em 2015. Esta experiência anterior, nos ajudou muito a construir um roteiro mais detalhado, aprofundado e que aproveitasse o nosso tempo da melhor forma possível.

A nossa ideia inicial era partir rumo ao Nordeste brasileiro, fazendo algumas paradas na Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Em seguida, nosso destino seria o Centro-Oeste do país, região a qual passaríamos o restante da viagem, especialmente, explorando as terras do Pantanal.

Estudamos bastante este roteiro, conversamos com moradores locais, nos planejamos e partimos com a ideia de cumpri-lo fielmente, mesmo sabendo que este seria um cenário improvável.

Roteiro Mochilão pelo Brasil 1
Este era o roteiro inicial do Mochilão

E realmente foi. As mudanças foram tantas ao longo do mochilão que, praticamente, refizemos uma nova rota.

As chuvas intensas de janeiro nos impediu de chegar ao Jalapão, à Chapada dos Veadeiros e também ao Pantanal. Este último, um objetivo que tanto sonhávamos para esta jornada, tivemos que deixar para outra expedição. Tentamos até os últimos minutos, ligamos para vários moradores da região da Transpantaneira, porém, todos eles, foram enfáticos e nos desaconselharam a seguir para o Pantanal, já que várias estradas, inclusive a Transpantaneira, estavam completamente submersas.

Foi neste momento que, parados em uma cafeteria de Brasília, tivemos que recriar o nosso planejamento. Pesquisa daqui, pesquisa dali e, após longos minutos de silêncio, a Sabrina comentou: “O que acha de visitarmos um amigo que trabalha com Motorhomes em Santa Catarina? ” Já faziam alguns meses que planejávamos visitá-lo, mas nunca encontrávamos tempo. Foi assim que, repentinamente, surgiu a segunda etapa de nossa viagem.

Partimos para Santa Catarina, visitamos o nosso amigo overlander e tivemos a oportunidade de conhecer regiões encantadoras, como Urubici, as Serras do Corvo Branco e do Rio do Rastro e a Região dos Cânions, no Rio Grande do Sul. Na volta, passamos alguns dias nos Cânions do Lago de Furnas, em Capitólio, e finalizamos com chave de ouro na Serra da Canastra, um dos parques mais incríveis do Brasil e símbolo das Minas Gerais.

Roteiro Mochilão pelo Brasil 2
Este foi o roteiro que percorremos, com a média de 400 quilômetros por dia aproximadamente

Enfim, o mais importante ensinamento de tudo isto foi que as maiores surpresas e descobertas estão nos momentos mais inesperados da viagem. Ainda bem que roteiros existem como um “norte” em nossos caminhos, mas não como a “lei” de nossas viagens. E é com o tempo que vamos percebendo que, quanto maiores forem as incertezas e os imprevistos, mais inesquecíveis as viagens se tornam.

Então é isto: roteiro pronto, Terra Adentro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here