Se você busca conhecer um belíssimo parque natural, com cachoeiras a perder de vista, cavernas e grutas por todos os cantos e inúmeras trilhas pelas montanhas, não pode deixar de visitar o Parque Estadual de Ibitipoca.

Ibitipoca (129)
Além da beleza cênica das cachoeiras, o que chama a atenção é a cor peculiar das águas de Ibitipoca

Localizado na Zona da Mata mineira, o distrito de Conceição do Ibitipoca, abriga um dos parques mais belos de Minas Gerais e do Brasil. Seus 1.488 hectares de área são repletos de paisagens intocadas e natureza exuberante.

O acesso ao povoado de Conceição do Ibitipoca é feito por estrada de chão a partir da cidade de Lima Duarte, em Minas Gerais. No período de chuvas, não é tarefa fácil subir a serra em carros sem tração 4×4, o que torna o inverno a época mais desejada dos visitantes.

Ibitipoca (16)
O povoado situa-se no alto da serra e o acesso é feito somente por uma estrada estreita de chão

O friozinho da serra mineira e o clima roots de Conceição de Ibitipoca tornam o lugar ainda mais incrível. Pela manhã, comer um pãozinho de canela ou de chocolate saindo do forno é uma rotina mais do que agradável. À noite, os bares e restaurantes do vilarejo fervem com festivais de música e a deliciosa culinária mineira.

Ibitipoca (38)
Passear pelas aconchegantes ruas da cidade nos faz sentir em outra época

O Parque Estadual do Ibitipoca reserva atrações incríveis para todos os amantes da natureza. As trilhas do Circuito das Águas conduzem aos imensos desfiladeiros, de onde se pode ter uma vista surreal da Cachoeira dos Macacos, uma das mais bonitas de Minas Gerais.

As Cachoeiras do Circuito das Águas são imperdíveis e é impossível resistir a um mergulho.

ibitipoca
É impossível resistir a um mergulho

Para os aventureiros e espeleólogos, as imensas grutas e cavernas são um prato cheio em Ibitipoca. É possível passar um dia inteiro explorando somente as cavernas e todos os corredores que ligam umas às outras. Para os que sofrem de claustrofobia, seus túneis baixos e apertados podem ser um martírio só.

Ibitipoca (404)-001
Diversidade é o que não falta em Ibitipoca. Além do clima interiorano de serra e das belezas naturais do parque, Ibitipoca guarda também inúmeras cavernas para os amantes da espeleologia

 

Ibitipoca (127)
As trilhas ao Pico do Peão, Pico da Lombada e Janela do Céu são de encantar!

Já para os trilheiros, nada melhor do que o trekking ao Pico do Pião ou ao Pico da Lombada, que, do alto de seus 1.800 metros de altitude, proporciona uma visão 360 graus de toda a região de Ibitipoca, se o tempo colaborar.

Outro lugar imperdível é a Janela do Céu, de onde se pode nadar na parte alta da cachoeira e sentir a água despencar desfiladeiro abaixo.

Um dos atrativos mais bonitos e de difícil acesso de Ibitipoca, já que sua trilha de ida e volta totaliza 18 km por entre as montanhas de Minas. Apesar do esforço, a recompensa é mais do que gratificante.

 

É impossível conhecer o parque e o simpático povoado mineiro de Conceição de Ibitipoca e não se apaixonar pelo clima aconchegante, pelo alto astral dos visitantes e pelas paisagens cênicas ao redor. É como se sentir teletransportado para a vida simples e pacata do interior, onde a natureza provém tudo que o ser humano necessita, e com ela convive em paz e harmonia.

4 COMENTÁRIOS

    • Olá Daniely!! Realmente, Ibitipoca é um lugar incrível, um dos paraísos perdidos de Minas Gerais! Obrigado pela participação. Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.

  1. Olá, Camila!
    Ficamos felizes em saber que você gostou do site!
    Ibitipoca é realmente inesquecível.
    As fotos de Ibitipoca fizemos com a nossa Canon 60D e lente 18-135mm. É um conjunto bem versátil que gostamos de levar para as trilhas. Além disso, também usamos uma Go Pro.

    Continue acompanhando o Terra Adentro.
    Abraço,
    Henrique e Sabrina

  2. Lindas fotos!!! Adorei o blog! Estive semana passada em Ibitipoca e realmente é lindo! Vc se importaria em dizer qual equipamento fotográfico usou para tirar as fotos? Ficaram taooo boas! Qual câmera e lente vcs usaram?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here