Visitar as Cataratas do Iguaçu é sempre uma grande emoção, ainda que você a visite várias vezes na vida. Nos mirantes que levam às cataratas, é comum observarmos as expressões de espanto nos rostos de cada um dos visitantes. Espanto este que brasileiros ou os inúmeros estrangeiros que visitam a cidade não fazem questão de esconder.

Foz do Iguaçu (17)
As Cataratas do Iguaçu são uma das Sete Maravilhas da Natureza

Basta conhecer as Cataratas do Iguaçu para entender o motivo pelo qual o lugar é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e uma das Sete Maravilhas da Natureza.

Localizado na fronteira entre Brasil e Argentina, o Parque Nacional do Iguaçu ocupa mais de 250 mil hectares, possui 275 quedas d’água, sendo que, algumas delas, ultrapassam os 80 metros de altura. Caminhar por entre os mirantes do parque é um exercício tão agradável que, sempre que você se encanta por um ângulo das cataratas, logo à frente se depara com um visual ainda mais incrível e estarrecedor. É de encher os olhos de turistas do mundo inteiro, visto que Foz do Iguaçu é o segundo roteiro do Brasil mais visitado por estrangeiros.

Foz do Iguaçu (18)
As passarelas que levam próximo às quedas d’água

O ponto alto das Cataratas é caminhar pelas passarelas que ficam à sua frente, de onde se pode observar toda a intensidade das águas do Rio Iguaçu que caem a cada segundo. O vento que sopra forte, aliado à força das quedas d’água, fazem deste caminhar um verdadeiro “mergulho” nas cataratas, deleite para visitantes de todas as idades.

Foz do Iguaçu (12)
As Cataratas e o arco-íris, um casamento perfeito

O Parque Nacional do Iguaçu, por ser tão visitado, possui uma estrutura para o turismo que nunca vimos igual no Brasil. Ônibus que fazem o transporte dos visitantes, elevadores que dão acessibilidade a todos e um moderno centro de informações são alguns dos exemplos. Por mais que gostemos de lugares menos movimentados e mais desconhecidos, sabemos que este é o caminho para desenvolver o turismo no país, modelo ainda pouco seguido Brasil afora.

Outro destino imperdível em Foz Iguaçu é a Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e a primeira em geração de energia*, considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

A Hidrelétrica, uma empresa binacional entre Brasil e Paraguai, impressiona qualquer visitante que por ali se aventurar. Mesmo engenheiros experientes ficam embasbacados com tamanha obra realizada. Qualquer veículo que estiver ao lado da Hidrelétrica, seja um ônibus ou um dos imensos tratores que trabalham para a usina, parecerá uma miniatura.

Foz do Iguaçu (21)
A gigantesca Hidrelétrica de Itaipu

Mesmo que não tenha sido a primeira vez que visitamos a cidade, saímos com a sensação de que sempre é possível se impressionar e ser surpreendido pelo “conhecido”, ainda mais se tratando das Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas da natureza.

*Dados de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here