Capturar momentos do cotidiano é uma das tarefas mais difíceis dos fotógrafos. Isto, porque, para registrar uma imagem espontânea, o fotógrafo deve se posicionar de forma invisível, de uma maneira que não interfira na naturalidade dos agentes que compõem a cena.

Já tentamos inúmeras vezes registrar estes momentos e em muitas delas não atingimos o nosso objetivo. Com o tempo, fomos entendendo a ideia de invisibilidade do fotógrafo. Isto não quer dizer que você precise se esconder em algum beco ou dentro de algum carro, mas sim que você inspire confiança e não uma ameaça.

Padre chegando para celebrar a missa
ISO 100, f/4.0, 1/8, 24mm de distância focal. Canon 5D Mark III, objetiva 24-105mm f/4.0.

Foi assim que conseguimos registrar o momento exato do Padre chegando à Igreja de São Francisco de Assis, na mineira Diamantina. Além do valor histórico desta Igreja, a figura do padre chegando para rezar a missa compõe a imagem. O borrado de movimento intencional foi utilizado para contextualizar o movimento do pároco, se dirigindo à Igreja. Tomamos o cuidado para manter o efeito borrado sem descaracterizar o padre, que carregava a sua batina na mão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here