O primeiro passo para quem vai viajar para outro país é tirar um passaporte. Hoje em dia conseguir este documento não é muito complicado: basta fazer um cadastro no site da Polícia Federal, pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e agendar um horário para a entrevista em um posto do Departamento de Polícia Federal (DPF). Após a emissão, o documento é válido por dez anos.

_10A9847
Como faço para tirar o meu passaporte?

  1. Preencha o formulário de solicitação de passaporte no site da Receita Federal.
  2. Depois de preencher o formulário, imprima e pague a GRU.
  3. Vá até o posto do DPF escolhido no momento do cadastro e leve o protocolo gerado no site, o comprovante de pagamento da GRU e os documentos exigidos.
  4. A unidade da Polícia Federal verificará os documentos e coletará os seus dados.
  5. Consulte o andamento do seu pedido de passaporte e compareça ao local para buscá-lo na data e horário indicados.

Países que não exigem passaporte para brasileiros

El Chaltén (9)Viajar para alguns países da América do Sul é ainda mais fácil. Não é preciso ter nem passaporte para entrar em nove países do nosso continente. Por conta de acordos diplomáticos com o Brasil, a imigração deste países aceita apenas a apresentação do RG, o documento de identidade. Mas atenção: é importante que o documento esteja em bom estado de conservação e tenha menos de 10 anos.

Confira a lista de países que não exigem o passaporte de brasileiros:

Mercosul

Ao viajar para os países integrantes do Mercosul, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, seja de carro ou avião, não é necessário obter um passaporte ou visto. A entrada de turistas brasileiros é permitida mediante a apresentação somente da carteira de identidade.

Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru

Apesar de não fazerem parte do Mercosul, também não há necessidade de visto ou apresentação de passaporte para a entrada de brasileiros para viajar para esses países.

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia.

    Estou adorando o blog de vocês, viajo agora em março com meu marido para argentina e gostaria de saber se CNH brasileira serve como documento de identidade, para entrar em países como Paraguai e Argentina?

    Muito Obrigada.

    • Olá Tays Natiely, tudo bem?
      É um prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro.
      Sobre esta dúvida, no acordo entre os países diz que podemos usar a carteira de Identidade (RG) ou o passaporte. Em vários lugares que passamos, entregamos a carteira de motorista e os agentes aceitaram. Contudo, sempre levávamos o passaporte e o RG debaixo do braço, caso nos solicitassem um destes documentos.
      Enfim, penso que o ideal seria levar um RG ou um passaporte, somente para a segurança de vocês!
      Conte sempre com nosso apoio, Tays!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here