A Expedição Extremos representa toda a inquietude e curiosidade que temos pelo mundo e pela humanidade. Não somente de explorar o belo e o desenvolvido, mas de desbravar um mundo repleto de desigualdades e de diferenças, um mundo de extremos.

 

Uma das etapas mais esperadas do planejamento de uma viagem é a elaboração do roteiro. Quando a nossa Volta ao Mundo de carro ainda era um sonho distante, ficávamos por horas imaginando os lugares que gostaríamos de conhecer e desbravar. Lembro que certo dia, tomávamos café da manhã, quando colocamos um mapa sobre a mesa e começamos a sonhar.

Sonhamos tanto que este momento tão esperado chegou. Era hora de pegar o mapa e planejar os países que passaríamos e quanto tempo ficaríamos em cada um deles. Isto tudo, observando as estações do ano e a época ideal para chegar em destinos importantes da Volta ao Mundo.

Foi neste momento, quando rascunhávamos o nosso roteiro, que surgiu a ideia de batizarmos o projeto de “Extremos”. Este nome vem traduzir toda a nossa sede de explorar os quatro cantos do planeta. Quando falamos de extremos, não nos referimos somente aos limites geográficos da Terra, como os pólos sul e norte, mas também aos extremos da humanidade, com suas regiões ricas e desenvolvidas, enquanto outras estão esquecidas, com culturas e costumes tão distintos dentro de um mesmo território e com povos extremamente adaptados à regiões inóspitas e rigorosas.

Estes extremos sempre nos afloraram a curiosidade e o desejo insaciável de explorá-los. Por causa disto, decidimos incluir lugares tão desafiadores em nosso roteiro, como Ushuaia, o Alasca, o extremo norte do Canadá, a Groenlândia, a Islândia, a Ilha de Madagascar, o Deserto do Saara, a África selvagem e inexplorada, a Rota da Seda e as terras gélidas da Sibéria e do norte da Rússia.

A nossa Volta ao Mundo de carro teve início pela América do Sul, de onde partimos para a América central e do Norte. Da América do Norte permanece a nossa maior dúvida: ou despacharemos o carro para a Europa ou para a Rússia. Ainda que escolhamos um caminho em detrimento do outro, pouco mudará o restante do roteiro, somente alterando a ordem de continentes e países.

roteiro_voltaaomundo_terraadentro
Este é o nosso roteiro planejado para a Volta ao Mundo. Nesta rota inicial, ilustramos o trajeto seguindo dos Estados Unidos para a Europa.

A ideia é completarmos os cinco continentes e atingir 75 países ao longo de três anos e meio de viagem. Para alcançar todos os nossos objetivos, faremos entre quatro a cinco travessias marítimas com nosso carro, dependendo de nossos planos e de nossa disponibilidade financeira.

34 COMENTÁRIOS

  1. Bacana, gostei do roteiro de vocês, bem completo. Se tiver dúvidas em algum desses países, principalmente na África e Ásia Central dê um toque…fiz de caminhão “overlanding” também. Por que não incluem a parte do oeste Africano, é a cereja do bolo…vale muito a pena. Abraços e boa viagem 😊

    • Olá amigo Roberto Rodrigues, tudo bem?
      Que imenso prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro e que viagem fantástica você fez pelo continente Africano.
      Sem dúvida alguma, contaremos muito com suas dicas e sugestões para o nosso roteiro na África.
      Ainda estamos com algumas dúvidas sobre qual caminho trilharemos por lá, pois os cenários mudam constantemente e dificultam uma análise com grande antecedência.
      Temos muita vontade de conhecer a costa oeste do continente. O que você nos sugere por lá?
      Quais os países que podemos passar e quais são aqueles que considera mais complicados?
      Muito obrigado pelas valiosas informações, Roberto! =)
      Grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  2. Oi Sabrina e Henrique, já postei no facebook, mas tô passando aqui no site pra registrar um olá e pra enviar um enorme abraço a vocês! Estou lendo tudo…rsrs …. E agora pouco descobri que meu marido estava me deixando falar mas lá no fundo estava me achando uma louca…kkkkk mas mostrei o site se vcs, as fotos, os planejamentos, e os planos A,B,C, D,E, etc….de roteiro…rsrs … estou pensando numa expedição em 2019 pelos Andes aí o Marco já terá quase 9 anos. A isca pra agradar meu marido é uma expedição p/ vermos de perto toda a região abastecida pelas geleiras andinas (objeto do doutorado dele usando imagens de satélite) e conhecer as bacias hidrográficas e os vilarejos beneficiados ou não com o degelo. Mas ele acha que é melhor algo menos ambicioso…. Por um mês e no Brasil mesmo… rsrs … Acho que já é um bom começo… Kkkkkk e aí já dá pra viajar antes de 2019 …rsrs … E pegar experiencia pra algo maior… Rsrs… Abração e fiquem com Deus! Estamos aqui acompanhado vcs !

    • Olá Nilcéia, tudo bem? Que bom receber o seu contato e ouvir que a viagem de vocês está mais próxima do que nunca! =)
      É isto mesmo, começando aos poucos e devagar aumentando a duração e os desafios de uma viagem! O que precisar podem sempre contar com nosso apoio! Se depender de nós, vocês vão dar uma Volta ao mundo em breve! =)
      Mande um abraço para todos, Nilcéia.
      Obrigada pelo carinho e pela companhia!
      Beijos,
      Sabrina e Henrique.

  3. Olá! Descobri que sua expedição está apenas começando, vou acompanhar por aqui, para eu “realizar” junto com vocês este sonho, que eu também tinha, mas que vai ficar apenas no sonho mesmo…rs…. mas vai ser muito bom “sonhar juntos” ! Bela carruagem a de vocês, hein!! Defender é tudo de bom, e a adaptação ficou fantástica! Parabéns! Boa viagem e que Deus esteja com vocês sempre!

    • Olá Fernanda Mendes, tudo bem? Que bom receber o seu contato no Terra Adentro! Ficamos muito felizes por ter a sua companhia ao longo de nossa volta ao mundo de carro!
      Acreditamos que você também conseguirá realizar o seu sonho algum dia! No que depender de nós, de nossa ajuda e apoio, você já conseguiu! =)
      O nosso Mochileiro (nome da nossa Defender 110) está pronto para rodar o mundo e descobrir os inúmeros recônditos de nosso planeta!
      Obrigado pelo carinho e pelas orações! Que DEUS abençoe todos nós!!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

    • Olá Lídia e Jesiel, do Better Together, tudo bem? É um prazer receber o contato de vocês no Terra Adentro!
      Será muito bom ter a companhia de vocês pelos próximos anos! Esperamos viajar juntos por todos os cantos do mundo.
      Qualquer dúvida ou pergunta, saibam que sempre poderão contar com os amigos do Terra Adentro!
      Que DEUS abençoe todos nós! =)
      Abraços,
      Henrique e Sabrina.

    • Olá Paulliany, tudo bem?
      Que bom receber o seu contato no Terra Adentro.
      Nos EUA, passaremos em duas etapas por lá. Uma primeira, de pouco mais de 40 dias, saindo em direção ao Canadá. Uma segunda, de uns 3 meses, aproximadamente. Como sairemos dos EUA para o Canadá duas vezes, conseguiremos ampliar um pouco a nossa permanência no país.
      Já na Europa, faremos da mesma forma. Ficaremos até o limite e depois sairemos para a Ásia, retornando posteriormente, o que nos dará mais algum tempo no continente.
      Qualquer outra dúvida pode contar conosco.
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  4. Oi pessoal! Estamos com planejamento semelhante para 2018! Boa viagem para vocês – até agora tudo perfeito! Vocês vão passar por BH? Seria ótimo poder encontrá-los e desejar boa viajem, além de conhecer o mochileiro! Precisamos de ideias…rs. Abs, Lucas e Fernanda

    • Olá Lucas, tudo bem?
      É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro!
      Que bacana que o projeto de vocês já está no forno!! Estaremos torcendo por vocês e o que precisarem podem contar com nossa ajuda sempre.
      Estivemos em BH a poucos dias atrás para buscar o Mochileiro. É provável que passemos pela capital novamente! Manteremos contato! Será um prazer poder conhecê-los pessoalmente também.
      Abraços dos amigos overlanders, Henrique e Sabrina.

  5. Olá amigos! Quero parabenizá-los pelo projeto “Extremos”, as outras viagens que vocês fizeram têm fotos muito legais, os comentários claros e objetivos, realmente gostei demais do site de vocês. Aproveito para desejar uma feliz viagem, que possamos trocar informações sempre que possível. Amo viajar, mas com a chegada dos meus filhos e a preocupação de que eles estudassem em escolas boas, eu e minha esposa nos privamos de muitas coisas, entre elas viajar. Então, nossas viagens estão tipo “tiro curto”. Mas, apesar disso agradeço à Deus por tudo que tenho. Quero fazer uma viagem aqui pela América do Sul, para começar, depois quero ampliar minha área de “abrangência” nesse planeta fantástico.

    • Olá Edson, tudo bem?
      Ficamos muito felizes com sua visita no Terra Adentro e por terem gostado de nosso projeto.
      É um prazer receber o seu contato e saber que vocês também estão se preparando para algumas aventuras em breve! A nossa América do Sul é linda e pouco explorada. Temos certeza que vocês ficarão encantados e depois não conseguirão mais largar esta paixão que é o mundo overlander.
      Saibam que sempre poderão contar com os amigos que aqui lhe escrevem.
      Quem sabe não organizam uma viagem de carro nas férias e levam os filhos? Com certeza será uma viagem inesquecível!
      Muito obrigado pelo carinho, Edson, e seja bem-vindo à bordo!
      Grande abraço dos amigos, Henrique e Sabrina.

  6. Que roteiro! eu já tinha visto o site de vcs quando fizeram a viagem para a América do Sul, mas descobrir hoje que vcs irão dar a volta ao mundo, vou acompanhar vocês, um dia ainda farei, já fiz uma viagem de 12.500 km pela Bolívia e Peru de carro, e depois disso meu objetivo assim que me aposentar (falta 12 anos) é fazer uma viagem de volta ao mundo.

    • Olá Eduardo, tudo bem?
      É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro e saber que nos acompanha há um bom tempo!
      Que grande viagem deve ter sido a Bolívia e o Peru! Espero que continue com este objetivo e o realize quando se aposentar, pois é um grande sonho e uma experiência para toda a vida!
      O que precisar pode contar sempre conosco.
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

    • Olá Ramsi, tudo bem?
      Muito obrigado pela força e pelo incentivo que sempre nos passa!
      Também esperamos muito cumprir todo o planejamento e, quem sabe, até um pouco mais!
      Vamos que vamos!
      Abraço dos amigos, Henrique e Sabrina.

  7. Desde há algum tempo tenho acompanhado vocês, também gosto muito da estrada, mas por enquanto tenho rodado somente na América do Sul. Torço muito por vocês e peço a Deus que tudo corra bem com o casal e que disfrutem o máximo não deixando seus seguidores sem notícias. Vou esperar a conclusão do projeto e quando voltarem quero marcar uma data pra nos encontrar pessoalmente. Abraços e que Deus os acompanhe.

    • Olá Bruno Galeano, tudo bem?
      É um prazer receber o seu contato! Ficamos extremamente lisonjeados com suas palavras e pelas ótimas energias que tem nos transmitido.
      Também já acompanhamos algumas viagens suas pela América do Sul. Sempre com ótimas fotos e grandes relatos. Esperamos conhecê-lo algum dia e passar um bom tempo contando boas histórias.
      Que DEUS abençoe todos nós e proteja nossas jornadas!
      Grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  8. Olá tudo bem? Amei o roteiro, simplesmente fantástico. Boa sorte, e que venha muitas fotos, histórias e dicas para os futuros desbravadores.

    • Olá Valéria, tudo bem?
      Muito obrigado pela força e pelo incentivo ao projeto “Extremos”!
      Tentamos contemplar no roteiro alguns destinos que sempre sonhamos conhecer, mas que representarão grandes desafios ao longo de nossa Volta ao Mundo.
      Esperamos alcançar todos estes destinos e transmitir um pouco desta experiência para todos vocês!
      Obrigado pela companhia.
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

    • Olá Marcos Paulo, tudo bem?
      É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro.
      Isto mesmo, a nossa ideia é embarcar o carro em Cartagena, na Colômbia, para o Panamá. Vamos estudar algumas outras alternativas, mas a princípio este é o nosso pensamento.
      Grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

      • Pensei que daria para continuar ali por Turbo mas blz. Seria legal se vocês entrassem no continente europeu pelo estreito de Bering, mas parece que precisa de autorização de Moscou para entrar por ali por se área militar.

        • Realmente, Marcos Paulo. Pelo estreito de Bering é complicado, já que pelo lado da Rússia precisa de autorização para transitar de carro por áreas militares. Uma ideia é despachar dos EUA para Vladivostok, mais ao sul da Rússia. Estamos avaliando os custos e nosso trajeto pela Ásia, mas esta é uma possibilidade real.
          Grande abraço dos amigos,
          Henrique e Sabrina.

          • Putz mas ai é muito longe, e o custo deve ser alto sem falar que será preciso rever o itinerário como vocês disseram. Parece que existe uma empresa (http://www.arctictravel.net) que faz expedições pelo ártico e talvez saibam uma forma de fazer o acesso. Mandei um e-mail para o consulado da Russia solicitando a relação de documentos para entrar através Provideniya.

          • Verdade, Marcos Paulo!! Atravessando por Vladivostok o roteiro terá algumas alterações, mas nada muito substancial.
            Muito obrigado pelas dicas e pela ajuda neste planejamento. Qualquer novidade do Consulado Russo você nos avisa.
            Novamente, muitíssimo obrigado pela força!!
            Grande abraço dos amigos,
            Henrique e Sabrina.

          • Na verdade estou aprendendo com vocês porque daqui 2 anos será eu pegando estrada, mas de caminhão.
            Abraços.

          • Que grande aventura, amigo!!
            Esperamos ainda encontrá-lo pelas estradas deste mundo! Será um imenso prazer!
            Abraços, Henrique e Sabrina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here