Para realizarmos com segurança uma viagem tão longa quanto uma Volta ao Mundo de carro, é fundamental contarmos com equipamentos geolocalizadores e rastreadores em nossa companhia.

Estes equipamentos serão extremamente importantes para o nosso deslocamento de carro, como o GPS, bem como para a nossa segurança pessoal, como os rastreadores SPOT.

Por isso, listamos abaixo os equipamentos geolocalizadores que levamos em nossa casa:

1GPS Garmin Nuvi 2417

Este GPS, da marca americana Garmin, é um ótimo acessório para o deslocamento nas estradas do Brasil e do mundo. Com uma tela de 4,3”, este GPS é bem pequeno e discreto, o que facilita bastante em nosso caso, que temos pouco espaço. Além disso, é bem rápido em recalcular rotas e pontos de interesse.

A nossa escolha pela Garmin é fruto das boas experiências que sempre tivemos com a marca. Os mapas desenvolvidos pela empresa costumam contemplar lugares que nem imaginávamos que fossem mapeados. Um ponto muito importante para aqueles que se aventurarão por regiões pouco exploradas do planeta.

Uma boa dica é levar também uma segunda opção de GPS, de preferência de outra marca, para o caso do oficial falhar.

2GPS Garmin Oregon 650

Este é um dos equipamentos geolocalizadores mais impressionantes que já conhecemos. Dotado de recursos muito avançados, o GPS Oregon 650, da Garmin, é um acessório imprescindível para os amantes de trekking, montanhismo e ciclismo. Com um sistema muito moderno de localização por satélite, o Oregon 650 não perde o sinal mesmo em regiões extremamente montanhosas e escarpadas.

Equipado com barômetro, bússola, altímetro e outras ferramentas úteis, o GPS também possui câmera fotográfica, o que te permite fotografar os lugares que passar e marcá-los com as respectivas coordenadas. Posteriormente, basta selecionar a imagem que ele te conduzirá até o local onde a foto foi tirada.

Contudo, este GPS é bem limitado para uso dentro do carro, já que foi desenvolvido para uso outdoor.

3Rastreador SPOT Gen 3

Este é um rastreador de uso pessoal, que somente é ativado mediante a realização de planos mensais. A grande vantagem do Spot Gen 3 é sua característica salvadora de vidas. Caso se perca em uma trilha ou sofra algum acidente em uma região completamente isolada, basta enviar uma mensagem (via satélite) solicitando socorro, que alguma equipe de resgate será mobilizada para a localização apontada.

No site da companhia, consta que mais de 4.500 resgates já foram realizados em todo o mundo, salvando várias vidas.

Uma outra vantagem do equipamento é a possibilidade de cadastrar celulares de familiares ou amigos. Constantemente, estes aparelhos receberão uma mensagem avisando de sua exata localização.

Vale a pena?

 

Enfim, em uma longa expedição pelo mundo, a segurança deve ser levada muito a sério. Precisar de socorro em um país distante, em que as pessoas não falam a sua língua, pode ser uma situação bem traumática. Assim, os equipamentos geolocalizadores funcionam como importantes ferramentas de segurança, independentemente de onde estiver e em qual situação estiver.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here