Fogão Coleman Dual Fuel

Um dos acessórios mais importantes para quem se aventura viver na estrada é o fogão. A liberdade de poder cozinhar em diferentes lugares do mundo é algo que não tem preço. Além disso, uma das maiores despesas de qualquer viagem é com alimentação. Desta forma, preparar o café da manhã e da tarde, almoço ou jantar ajuda muito a reduzir estes gastos ao longo da expedição.

fogao-coleman
O forno montado sobre o fogão da Coleman

Assim, nada melhor do que contar um bom fogão, confiável e que não te deixará na mão. Optamos por seguir o conselho de amigos overlanders e escolhemos o fogão da Coleman 424 Dual Fuel, que usa como combustão a gasolina ou um líquido produzido pela própria empresa.
Não encontramos o fogão no Brasil e nos restou fazer a importação dos Estados Unidos, o que encareceu bastante o produto. Foram mais de 40 dias de espera até a entrega em nossa casa, até que pudemos conhecê-lo e testá-lo.

O fato de usar gasolina é um ponto a favor deste fogão em relação aos similares que usam gás.

Por ser encontrada nos quatro cantos do planeta, dificilmente deixaremos de cozinhar algum dia por falta de gasolina, o que torna este fogão extremamente acessível. Já os que dependem de botijões de gás, além de ocuparem mais espaço dentro do carro, costumam apresentar tamanhos diferentes em cada país, o que pode dificultar bastante a reposição.

Além do fácil acesso ao combustível, outra grande vantagem do fogão é a mobilidade e a praticidade de uso.

Podemos escolher se queremos cozinhar dentro ou fora do nosso carro.

Assim, não ficamos limitados a um espaço somente. Em dias mais quentes e em lugares mais tranquilos sempre optamos por usá-lo do lado de fora, em baixo do nosso toldo por exemplo. Já em dias com muita chuva, neve ou quando paramos em lugares perigosos ou muito movimentados, preferimos cozinhar dentro de casa. Mas sempre, é claro, com uma janela aberta para a circulação de ar. Lembrando que a Coleman não recomenda o uso do fogão em espaços fechados.

Dicas de uso

O fogão Coleman, que há várias décadas preserva o mesmo modelo, se apresentou extremamente confiável todas as vezes que o usamos. No começo, tivemos muita dificuldade para acioná-lo e controlar as chamas, mas com o tempo fomos aprendendo.


Uma dica é deixar a válvula da segunda trempe do fogão sempre aberta, desta forma, quando acendê-lo, terá uma chama mais amena e controlada.
Sempre que possível, é importante desmontá-lo e realizar uma limpeza simples, usando algum fio de cobre ou algo similar, já que é muito comum o condutor entupir com o uso.

Forno Camp Oven

fogao-coleman3
O forno é dobrável e muito espaçoso.

Para os amantes de uma boa comida assada, um bolo de chocolate ou uma torta de frango, nada mais importante que contar com um bom forno. Em nosso caso, como não temos um fogão com forno embutido, nos restou a possibilidade de comprarmos um forno móvel, que pudesse ser adaptado sobre o fogão. Pesquisando um pouco, encontramos um forno da própria Coleman, que pode ser adaptado sobre grande parte dos fogões produzidos pela empresa.

O Coleman camp oven, é uma das invenções mais simples e interessantes que já conhecemos.

Todo o forno é dobrável e pode ser acomodado em um espaço reduzido. Quando aberto e colocado sobre o fogão, tem espaço suficiente para assar uma grande quantidade de alimentos em um tempo razoável. Apesar de não assar com a mesma potência e rapidez que os fornos convencionais, o Camp Oven cozinha bem os alimentos e é um acessório muito útil para os viajantes que farão da estrada a sua casa.

3 COMENTÁRIOS

  1. Tenho esse forno da coleman e ele é sensacional. O único problema, no meu ponto de vista, é que utilizando no meu fogão que é a gás não consigo atingir temperaturas superiores a 120ºC, o que leva a um maior tempo de cozimento, mas mesmo assim extremamente funcional. Pão de queijo fica maravilhoso!

    • Olá Cirilo, tudo bem?
      Realmente, este forno é sensacional! É impressionante a praticidade dele, além de ocupar um pequeno espaço em nossa casa.
      De fato, mesmo em nosso fogão a gasolina, ele é um forno que dificilmente ultrapassa os 120ºC, fazendo com que a comida demore mais tempo pra ficar pronta!
      Obrigado pela dica! Vamos tentar a receita do pão de queijo.
      Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here