Como conseguir patrocinadores ou apoiadores para uma longa expedição de carro? Nossa viagem é bancada com a ajuda financeira de nossos parceiros?

Estas são algumas das perguntas que mais recebemos diariamente em nossas redes sociais e pelo Fale Conosco. Não é nada fácil conseguir apoio financeiro ou de produtos para o seu projeto.

Algumas empresas do segmento, de tanto receberem pedidos de apoio, já nem analisam mais os pedidos novos que recebem frequentemente. Contudo, isto não é motivo para desanimar ou acreditar que patrocinadores apoiam somente grandes projetos ou personalidades conhecidas do público.

O que faz qualquer empresa apoiar um projeto é a capacidade que ela enxerga de o projeto entregar bons resultados de vendas e construção de imagem da marca.

Qual o primeiro passo para conseguir patrocinadores?

O primeiro passo é montar o seu projeto, o mais detalhado possível e construir as suas plataformas digitais, ou seja, o seu site e suas redes sociais. A melhor forma de convencer uma empresa a acreditar em seu projeto é já ter algo para mostrar, como, por exemplo, algumas viagens que já realizou, os posts que já escreveu e o número de seguidores fiéis que acompanham diariamente as suas plataformas.

captura-de-tela-2016-10-20-as-23-21-20
Aproveite e curta a nossa fanpage: facebook.com/terraadentropelomundo!

Ter algo para mostrar, ainda que seja um projeto de poucos meses ou dias, aumentará muito a sua credibilidade e reforçará a sua imagem perante os possíveis apoiadores.

Em qual segmento devo procurar os meus possíveis apoiadores?

Uma coisa é certa: as empresas do segmento de aventura e esportes estão, invariavelmente, saturadas. Todos os dias, elas recebem centenas de pedidos de novos viajantes e/ou interessados em botar o pé na estrada. Desta forma, conseguir um apoio com estas empresas requer muita habilidade de negociação e convencimento de seu projeto.

Quando percebemos esta saturação no mercado de aventura e esportes, decidimos mudar a nossa estratégia de busca por patrocínios. Abandonamos as empresas deste segmento e decidimos procurar empresas de outros segmentos ou de segmentos afins, porém que comercializassem produtos ou serviços relacionados. Foi pautado nesta estratégia que, por meses a fio, procuramos empresas que poderiam se encaixar em nosso projeto e conseguimos o apoio de uma oficina mecânica especializada em Land Rover, de uma Instituição de Ensino Superior, de uma franquia de vestuário e de uma rede que comercializa filtros inovadores para purificação da água.

landrover_oficina_landspirit
Empresas de seguimentos diversificados são uma boa opção para patrocínio!

Foi somente quando mudamos a nossa estratégia e buscamos apoio em outros segmentos, que conseguimos os nossos primeiros apoiadores.

Os patrocínios bancam os custos de nossa viagem?

Conseguir apoio financeiro para bancar a totalidade de uma viagem é uma tarefa nada fácil e que demanda um bom tempo de experiência no meio. Em nosso caso, os recursos obtidos através dos patrocinadores e apoiadores ajudam a pagar um pouco de nossas despesas (algo como 30 a 40%) ou reduzir alguns gastos futuros.

  • Orçamento próprio
  • Receitas com patrocínios

Contudo, a maior parte de nossa Volta ao Mundo será arcada com nossos recursos, sejam aqueles que poupamos ao longo do tempo ou aqueles que faremos pela estrada, com o nosso trabalho.

O mais importante é não desistir de buscar apoiadores para o seu projeto. Um possível patrocinador pode estar mais perto do que você imagina, ainda que seja uma empresa de um segmento completamente diferente. Todo começo é muito difícil, contudo com o amadurecimento e desenvolvimento de seu projeto, tenha certeza que tudo fica menos complicado e novas empresas farão de seu projeto uma vitrine para seus negócios.

6 COMENTÁRIOS

  1. Nossa finalmente achei algum blog falando sobre isso. Tenho procurado formas de conseguir conhecimento sobre esse assunto. Tenho um projeto de viagem e queria tirar uma dúvida: como que ocorre a abordagem dessas empresas ? Qual setor devo procurar ? Pois algumas dessas empresas que vocês conseguiram são grandes e como conseguir falar com a pessoa certa.

    Obrigado.

    • Olá, amigo Marcus Vinícius, tudo bem?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Então, este é realmente um tema bem complicado em nosso meio, pois é difícil convencer as empresas à investirem em nosso projeto.
      Penso que, a primeira etapa, é criar um projeto coeso, bem detalhado e que demonstre a credibilidade com que pretendem pautar os seus trabalhos.
      Feito isto, é partir para a busca das possíveis empresas, enviando e-mails, fazendo contatos telefônicos e etc, buscando conversar com a pessoa responsável por este assunto.
      Não desista nas primeiras tentativas, pois o índice de rejeição é bem alto.
      O ideal é buscar parcerias em empresas que você tenha contatos internos, pois facilitará muito a negociação.
      Quaisquer dúvidas, conte sempre conosco, Marcus Vinícius! 🙂
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  2. Parabéns a vocês, primeiro pela dedicação e paixão que demonstram diariamente com o projeto de vocês e segundo pela sensibilidade em buscar ajudar as outras pessoas que possuem um sonho parecido com o de vocês. Cada dia mais curto o Projeto Terra a dentro, não só por ser muito interessante, mas principalmente pela forma como vocês estão conduzindo a proposta!!!!

    • Olá, amigo Ricardo Souza, tudo bem com você?
      Ficamos extremamente felizes em receber a sua mensagem e pelas palavras tão marcantes e motivadoras! 🙂
      Não temos como agradecê-lo pelo imenso carinho e por estar sempre em nossa companhia, desbravando os quatro cantos deste mundo à bordo de nosso carro!
      Que esta viagem pelo mundo possa inspirar muitas outras pessoas a saírem de sua zona de conforto e, verdadeiramente, irem em busca de seus sonhos!
      Muito obrigado, amigo Ricardo! 🙂
      Um grande abraço,
      Henrique e Sabrina.

  3. Muito interessante essa informação sobre a saturação do seguimento aventura e esportes. É o primeiro site de overlanders que vejo tratar sobre o assunto de captação de apoio e patrocínio. Estão de parabéns, é muito útil!
    Aliás, todo o site está muito bem construído!
    Parabéns!

    • Olá Higor, tudo bem?
      É um prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro!
      E ficamos muito felizes que estas informações foram de grande valia para você.
      Esperamos que elas te ajudem na preparação de seu projeto e na captação dos futuros parceiros para sua viagem!
      O que precisar saiba que sempre poderá contar com nosso apoio e suporte!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here