Esta é, sem dúvida alguma, a pergunta que mais recebemos pessoalmente ou através de nossas plataformas digitais.

Infelizmente, não existe muita mágica ou segredo quando se trata do planejamento financeiro de uma viagem de volta ao mundo. Existem inúmeras possibilidades de financiar sua viagem e realizar o seu sonho:

1Com recursos próprios

Esta é a alternativa mais óbvia e, ao mesmo tempo, a mais difícil de todas elas. Juntar o dinheiro necessário para viajar por vários anos é uma tarefa nada fácil e, muitas vezes, distante da realidade de muitas pessoas. Contudo, é muito importante ter recursos próprios para dar o pontapé inicial em seu sonho, ainda que não seja o suficiente para bancar todo o tempo programado de viagem. É com este dinheiro que estruturará o seu projeto, comprará itens essenciais e passará os primeiros meses da viagem. Além disso, é um valor que será a sua segurança, caso ocorra qualquer tipo de emergência.

Neste caso, não existe muito segredo, mas somente a disciplina financeira. Todo e qualquer dinheiro que ganhar ao longo de sua vida será precioso, ao mesmo tempo que toda e qualquer compra desnecessária será um grande desperdício de recursos. Planeje a sua vida para poupar sempre que possível e evitar gastos supérfluos. O dinheiro que acumular será um ponto de partida para a realização deste sonho.

2Com apoio de patrocinadores

Esta é uma alternativa extremamente interessante, porém com retorno a médio e longo prazo. Conseguir patrocinadores e apoiadores no início de um projeto é uma tarefa nada fácil, mas não é impossível.

Ter boas plataformas digitais e um projeto inovador pode fazer toda a diferença. Clique aqui e leia o post que escrevemos sobre como conseguir patrocinadores para sua viagem.

3Com a venda de bens acumulados durante a sua vida

Vendemos a nossa caminhonete para ajudar a comprar o carro novo e fazer a nossa casa sobre rodas.

Vender bens que você acumulou durante a sua vida é uma alternativa viável e mais rápida. Em nosso caso, vendemos os nossos carros, os móveis de nosso apartamento e equipamentos fotográficos que não usávamos mais. Até o nosso videogame e computador vendemos. Ficamos com muito pouco, somente o essencial para a viagem e fizemos um capital que muito nos ajudou a tornar o projeto uma realidade.

Esta é uma etapa de completo desapego, onde temos que desfazer de bens que eram importantes para nossa vida, mas que agora não serão mais.

4Com as rendas de aluguéis

Uma outra opção muito comum é alugar a sua casa ou apartamento. Uma renda de aluguel pode ser uma segurança e tanto quando estiver na estrada. Ter uma renda fixa e garantida é um verdadeiro porto seguro.

Em nosso caso, não tínhamos casa ou apartamento próprio, contudo conseguimos nos livrar do aluguel mensal, que era um peso em nossas finanças. Se este for o seu caso, já é um bom começo.

5Com o seu trabalho nos locais que passar

Uma forma muito comum de ganhar dinheiro, uma especialidade de nossos hermanos argentinos, é trabalhar nos lugares que passar. O trabalho pode ser em restaurantes, hotéis, campings, fazendas e em praças. O mais importante é fazer um trabalho que goste ou que pelo menos gere uma renda suficiente para te manter na estrada.

Certa vez, lendo um jornal, lembro que vi uma matéria sobre um russo, de apenas de 23 anos, que viajou mais de 120 países sem ter um tostão sequer no bolso. Em todos os lugares que passava, trabalhava em troca de hospedagem, alimentação e transporte. E assim foi, até se tornar um ícone de viajantes do mundo todo.

Por fim, não é difícil conseguir trabalhos pelo mundo, ainda mais quando se tem alguma habilidade especial ou incomum nos lugares que passar.

6Com trabalhos realizados pela internet

Atualmente, esta é a forma mais comum de ganhar dinheiro pela estrada. Trabalhar e viajar o mundo, ao mesmo tempo, é o sonho de muita gente.

Para se encaixar nesta modalidade, o mais importante é se especializar em algum trabalho que possa ser realizado remotamente, ou seja, à distância. Alguns exemplos, como as áreas de Webdesign, Marketing, Jornalismo, Fotografia e Turismo são totalmente possíveis de serem realizadas remotamente. Ser um blogueiro ou um vlogueiro, apostando as suas fichas nas redes sociais, também é uma boa alternativa.

Enfim, existem inúmeras possibilidades de tornar real o seu sonho. Se deseja viajar de carro, mas não tem condições de investir alto, opte por um carro barato e de baixo custo de manutenção e caia na estrada. Se o seu orçamento é ainda mais restrito, opte por viajar de bike ou ônibus, trabalhando sempre que possível nas cidades que passar. O mais importante é realizar os seus sonhos e fazer de sua viagem um momento para toda a vida.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo site de vcs, muito bem feito, rico em informações, tudo nota 10.
    Adorei também o estilo de vida.
    Minha meta é ter um estilo de vida mais itinerante, e para “aquecer” vou para o Ushuaia de carro!
    Infelizmente não disponho das opções 1 até a 4, me restando a 6 e talvez a 5.
    Gostaria de saber é essa questão de achar internet pelo caminho, em especial na Patagônia.
    Estaria eu começando meu sonho pelo destino errado? rss

    • Olá Bira, tudo bem?
      É um imenso prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro!
      Ficamos muito felizes que o site está ajudando em seu planejamento e na realização deste grande sonho! 🙂
      Geralmente, a internet na Argentina e no Chile são boas, estando disponíveis na maioria dos postos de combustíveis e restaurantes.
      Sempre que encontrar um YPF (Argentina) e Copec (Chile) é praticamente certo que terá internet gratuita!
      Penso que é um bom lugar para começar a trabalhar este grande sonho! 🙂
      O que precisar, saiba que sempre poderá contar com nosso apoio!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here