Quem disse que o Chile não tem lindas praias também?

Por mais surpreendente que pareça, o país das montanhas nevadas, lagos de água congelante e altitudes extremas, também guarda praias de água cristalina e praticamente desertas.

A praia de Las Tacas

 

Ao norte de Santiago, a capital chilena, encontram-se as praias mais badaladas e incríveis do país. Banhadas pelas águas do Oceano Pacífico, as praias chilenas são impraticáveis no inverno, mas perfeitamente aceitáveis no verão, quando as temperaturas ultrapassam os 40 graus na árida região norte do país.

A primeira destas praias que cruzamos foi Totoralillo, a poucos quilômetros ao sul da badalada praia de La Serena. Ficamos encantados com o formato da pequena península de Totoralillo e não resistimos a um bom mergulho. Foi lá que presenciamos uma pequena praia, completamente deserta, mesmo no alto verão. A água é um pouco fria, mas nada que você não se acostume alguns minutos depois. Passado o choque inicial, é difícil sair da água, de tão calma e transparente.

Foi bem ali, às margens da prainha, que comemos um bom pastel, assim como os que vendem em carrinhos no Brasil. Foi de dar água na boca!

A segunda praia que visitamos, descobrimos por acaso. Uma chilena que conhecemos, nos falou sobre ela e não exitamos: subimos no Mochileiro e seguimos direto para a Playa La Virgen, próxima à cidade de Copiapó, na região do Deserto do Atacama.

O caminho para a praia por si só é um verdadeiro espetáculo. Por cerca de 10 quilômetros, a estrada de terra “oficial”está em péssimas condições. Desta forma, uma boa e fantástica opção é seguir pelas dunas que cercam a praia. São caminhos não demarcados, que vão margeando ou não a estrada principal, e que te levam para o meio de um deserto inacreditável. Nada sobrevive ali. O caminho é um verdadeiro “vale da morte”.

Ao final da estrada, o presente maior: a Playa La Virgen, uma pequenina praia privada em meio ao cenário desértico da região. Pouquíssimas pessoas curtiam a praia este dia e ficamos por horas, entre um mergulho e outro, contemplando as águas cristalinas e esverdeadas. Já era quase fim do dia, quando decidimos visitar a última praia pelo Chile: a Bahía Inglesa.

Localizada a poucos quilômetros da Ruta Panamericana, a Bahía Inglesa é uma das praias mais badaladas do litoral chileno. Pequena, mas bem estruturada, a praia recebe turistas do mundo todo, que decidem mudar os ares depois uma temporada nos desertos secos da região.

Garoto jogando bola no crepúsculo. Praia de Bahía Inglesa

 

As poucas horas que estivemos por lá foram especiais. Presenciamos um pôr do sol magnífico e muitas crianças se divertindo sem limites. Nos fez lembrar os tempos de infância, quando as férias eram sempre em alguma praia de nosso Brasil.

Nos despedimos com chave de ouro das praias chilenas, depois de muito tempo nos lagos e montanhas geladas do país. Praias, agora, somente no Peru.

Que venham os desertos e as altitudes extremas da Cordilheira dos Andes!

 

Assista ao vídeo que fizemos no Paso San Francisco e inscreva-se em nosso canal:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here