O Chile é um país de natureza única na América do Sul e quiça no mundo. Terra de parques nacionais fantásticos, da Patagônia e do Deserto mais alto e seco do mundo, o Chile encanta todo e qualquer visitante por conta de sua diversidade e conservação ambiental.

Conheça 15 motivos especiais que te farão considerar fortemente o Chile em seu próximo destino de viagem.

1País seguro

Nosso acampamento em frente à praia, em Bahía Inglesa. O Chile é um país muito seguro e isto torna toda e qualquer viagem muito mais proveitosa.

O Chile é de fato um país muito seguro para viajar. Mesmo nas cidades maiores e à noite, é sempre comum ver pessoas caminhando tranquilamente pelas ruas e os restaurantes sempre cheios.

O sul do país e a Patagônia, em especial, são regiões plenamente seguras e é raríssimo acontecerem casos de roubos e assaltos a turistas, pois o policiamento é sempre reforçado.

2País diversificado de norte a sul

Rio Baker em Puerto Bertrand, uma região riquíssima em fontes de água doce.

Uma característica marcante do Chile é a sua diversificação de norte a sul. Cruzando mais de 5.500 quilômetros por terras chilenas, pudemos sentir na pele o frio e o vento impressionante do sul e a secura e as extremas altitudes do norte.

A cada 50 ou 100 quilômetros que se anda pelo país, é nítido perceber como a paisagem muda e abre espaço para cenários que ainda não existiam.

3Polícia muito honesta e correta

Em todas as paradas policiais no Chile, sempre fomos muito bem recebidos pelos Carabineros, que, a todo momento, demonstraram a sua honestidade e seriedade.

Uma coisa é unanimidade no Chile: a honestidade da polícia. De maneira alguma, tente dar um “jeitinho” com os Carabineros de Chile, pois eles são conhecidos por serem extremamente rígidos e cumpridores da lei.

Todas as vezes que fomos parados (4 vezes pelo país), eles nos trataram corretamente, com muita seriedade e nos deram grandes motivos para entender porque a população local tem grande orgulho deles.

4População com grande consciência ambiental

É impressionante a consciência e o respeito que os chilenos têm para com o meio ambiente. Em certas partes do país, é raríssimo ver qualquer pedaço de lixo jogado no meio da natureza.

Quanto mais andamos em nossa volta ao mundo de carro, mais valor damos à cultura ambiental sustentável dos chilenos, especialmente dos moradores do sul do país.

Se você deixar um pedaço de papel ou uma garrafa plástica cair no chão, mesmo que seja um ato não intencional, se prepare para muitos olhares de repúdio fitarem você, até que o resíduo seja recolhido do chão.

No começo, nos sentimos extremamente desconfortáveis, principalmente por conta de nosso motorhome, porém, atualmente, quando cruzamos lindos destinos, porém assolados pelo lixo e pelo abandono, percebemos o quanto os chilenos têm esta consciência ambiental e o quanto ela é importante para a convivência em harmonia com a natureza.

5Natureza muito preservada

Se tem uma característica que destaca o Chile dos outros países da América do Sul é, sem dúvida alguma, a conservação dos bens naturais.

Se você sempre se revolta quando vê uma área natural abandonada e coberta de lixo, o Chile é o país perfeito para você.

É impossível não se impressionar com a natureza intocada e extremamente selvagem do país. Certos parques nacionais, como alguns que iremos mencionar neste post, têm áreas que nunca foram sequer exploradas e são completamente desconhecidas, mesmo pelos órgãos governamentais.

6Conhecer de perto os Pinguins-Rei

É na Terra do Fogo Chilena que se encontra a única colônia continental dos Pinguins-Rei, a segunda maior espécie de pinguins do mundo.

Você já imaginou chegar bem pertinho da segunda maior espécie de pinguins do mundo? É isto mesmo, os Pinguins-Rei, habitantes naturais da Antártida e de algumas ilhas do sul, como as Malvinas, constituíram a sua única colônia continental em terras chilenas.

É na Terra do Fogo, na chamada Bahía Inútil, que se localiza uma pequena, mas impressionante colônia de Pinguins-Rei. Uma visita inesquecível para os aventureiros que forem para Ushuaia ou Punta Arenas.

Leia mais sobre a colônia de Pinguins-Rei aqui.

7Se surpreender com a Estância abandonada de San Gregório

A Estância abandonada de San Gregório é um dos lugares mais incríveis da região de Punta Arenas, no extremo sul do país.

Se você gosta de lugares abandonados e com histórias misteriosas, não pode deixar de conhecer a Estância de San Gregório, no extremo sul do Chile.

Considerada a maior estância de toda a Patagônia no século XIX, San Gregório foi misteriosamente abandonada na primeira metade do século XX e até hoje rondam histórias fantasmagóricas sobre o lugar.

Leia mais sobre a Estância San Gregório aqui.

8Se apaixonar pelo Parque Torres del Paine

É impossível não se apaixonar por este que é, sem dúvida alguma, um dos lugares mais bonitos do mundo.

Se você sonha conhecer a Patagônia Chilena, este é o seu destino. Considerado um dos parques mais bonitos do mundo, o Parque Torres del Paine é um dos lugares mais inacreditáveis que já conhecemos em nossas vidas.

Toda a composição de montanhas, lagos e fauna característica tornam o parque um dos destinos de trekking preferidos no mundo.

Leia mais sobre o Parque Torres del Paine aqui.

9Cruzar a fantástica e lendária Carretera Austral

A Carretera Austral é considerada uma das estradas mais cênicas do mundo.

Se um dia você sonhou em cruzar uma estrada perfeita, repleta de lagos, rios cristalinos, montanhas nevadas, densas florestas, precipícios e tudo com muita aventura, o seu sonho se tornou realidade na Carretera Austral.

Considerada uma das estradas mais cênicas do mundo, os mais de 1.200 quilômetros que unem Villa O`Higgins, no extremo sul do país, a Puerto Montt, na região dos lagos, são repletos de paisagens impressionantes. Um colírio para os olhos de quem viaja de carro ou de moto por estas bandas.

Leia mais sobre a Carretera Austral aqui.

10Nadar nas cristalinas Praias Chilenas

Prainha deserta em Totoralillo

Você sabia que o Chile também tem lindas praias? É, o pacífico foi muito generoso com o país e deixou pedras preciosas, como Totorallillo, Playa La Virgin e Bahía Inglesa.

Leia mais sobre as praias chilenas aqui.

11Cruzar o temido Paso de San Francisco

Mochileiro praticamente some em meio à imensidão da Laguna Verde

Se você busca uma boa aventura no chile, agora você encontrou o caminho certo. O Paso Fronteiriço conhecido como Paso de San Francisco, é uma estrada que interliga as cidades de Copiapó, no Chile, à Fiambalá, na Argentina.

Cruzando por altitudes acima dos 4.800 metros, o Paso de San Francisco é uma das regiões mais belas e intocadas dos altiplanos andinos.

Cruzar esta estrada requer um bom planejamento e muita cautela, mas tenha certeza que a recompensa será inesquecível.

Leia mais sobre o Paso de San Francisco aqui.

12Conhecer as terras implacáveis do Deserto do Atacama

O Deserto mais alto e seco do mundo guarda riquezas incontáveis.

Já imaginou conhecer várias lagunas, salares, gêiseres e lugares que se parecem mais com outro planeta? É, o Deserto do Atacama, considerado o deserto mais alto e seco do mundo, vai muito além da imagem que temos de dunas e terras áridas a perder de vista.

A riqueza de cenários no Atacama é impressionante e, por causa disto, este é, sem dúvida alguma, um dos destinos mais surpreendentes de toda a América do Sul.

Leia mais sobre o Deserto do Atacama aqui.

13Visitar a cidade abandonada de Humberstone

A assustadora cidade abandonada de Humberstone, Patrimônio Mundial da Unesco.

Você já imaginou que uma cidade inteira abandonada pudesse estar aqui, bem pertinho de nós? A cidade abandonada de Humberstone, Patrimônio Mundial da Unesco, é um dos maiores tesouros históricos do Chile.

Localizada no extremo norte do país, próximo à cidade de Iquique, Humberstone guarda centenas de construções muito conservadas, de um passado glorioso, período em que a cidade era a maior produtora e exportadora mundial de salitre.

Leia mais sobre Humberstone aqui.

14Conhecer as múmias mais antigas do mundo

As múmias Chinchorro são consideradas as múmias mais antigas do mundo.

Surpreendentemente, as múmias mais antigas do mundo não são as famosas múmias egípcias. Quando chegamos em Arica, no extremo norte do país, e ouvimos falar sobre as múmias, logo tratamos de ir conhecê-las.

Localizadas no Museu de San Miguel de Azapa, as múmias do povo Chinchorro são consideradas, atualmente, as múmias mais antigas do mundo, já que existem inúmeros registros científicos de que a civilização começou a mumificar os seus mortos a cerca de 7 mil anos atrás, cerca de 2 mil anos antes de os egípcios.

Leia mais sobre as múmias Chinchorros aqui.

15Se encantar com as paisagens do Parque Lauca

À esquerda da imagem, o majestoso Vulcão Parinacota e, à direita, o imponente Nevado Sajama, já em terras bolivianas.

Se algum dia você visitar o extremo norte do país, próximo à cidade de Arica, não deixe de conhecer o fantástico Parque Lauca, localizado nos limites do Chile com a Bolívia.

Terras dos imponentes vulcões Parinacota e Pomerape, o Parque Lauca abriga também um dos lagos mais altos do mundo: o Lago Chungará, com mais de 4.500 metros de altitude.

Leia mais sobre o Parque Lauca aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here