Sempre dizemos que quanto mais tempo o observador gastar apreciando a sua foto, melhor será! Pra que uma foto seja interessante e atraia a atenção do observador, é importante incluirmos harmoniosamente outros elementos na imagem.

Por exemplo, uma foto do pôr do Sol, que contemple somente os últimos raios de luz, pode soar um pouco desinteressante e extremamente comum. Contudo, se você agrega outros elementos à uma foto do pôr do Sol, como por exemplo a silhueta de uma árvore, uma pessoa ou até mesmo um animal, a imagem será analisada de outra forma pelo observador. Sem dúvida alguma, outras sensações despertará esta imagem.

A árvore funcionando como primeiro plano para o belíssimo pôr do sol no cerrado brasileiro.

Desta forma, uma das maneiras mais interessantes de compor uma imagem e torná-la mais rica, é construindo um primeiro plano.

O primeiro plano de uma imagem pode ser uma árvore, uma pessoa, um simples objeto ou até mesmo uma textura. A montagem com primeiros planos, inevitavelmente fará com o que o observador contemple a sua imagem por mais tempo e torne a sua composição muito mais rica.

Vamos a alguns exemplos:

Primeiro plano: uma pessoa

Agregando uma pessoa como primeiro plano, conseguimos enriquecer muito a composição desta imagem.

Neste caso, o assunto central da imagem é o pôr do Sol, contudo a pessoa de braços abertos, contemplando este lindo fenômeno da natureza, torna a imagem mais completa e carregada de muitos outros sentimentos.

Primeiro plano: um objeto, o tronco de uma árvore

O tronco da árvore funciona como um primeiro plano para a Laguna Esmeralda e ajuda a incrementar a composição da imagem.

Neste caso, o assunto principal da imagem é a Laguna Esmeralda. Contudo, este galho de árvore funcionando como um primeiro plano, agrega outros elementos importantes à foto, deixando a composição mais rica e mais complexa.

Primeiro plano: um objeto, o cais

Rio Baker em Puerto Bertrand

Nesta imagem, o assunto principal são as águas azuladas incríveis do Rio Baker. Contudo, a inclusão do cais, como primeiro plano, agregou importantes informações à imagem e construiu uma composição soberba, especialmente comparado com o caso de a fotografia só contemplar as lindas águas do rio.

Primeiro plano: a textura do asfalto

O imponente vulcão Licancabur

Um outra importante forma de composição é por meio de texturas, quer sejam texturas do chão, de rochas, de plantas e etc. Neste caso, usamos a textura do asfalto para compor o primeiro plano de uma imagem que, tem por objetivo principal, mostrar o gigantesco vulcão Licancabur.

Primeiro plano: a textura das rochas

A Laguna Verde é surreal

Esta imagem, da Laguna Verde, é um clássico exemplo de texturas. As rochas claras e escuras no fundo da laguna, dão uma amplitude gigantesca à foto, construindo uma composição mais completa de todo o cenário do altiplano da Cordilheira dos Andes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here