A técnica do Light Painting é uma importante ferramenta da fotografia. Traduzindo em miúdos a expressão, o Light Painting é o mesmo que desenhar com a luz, ou seja, criar interessantes traços de luz em suas fotografias.

Observe os borrões de luz que criamos no fundo da imagem.

A técnica é muito utilizada para dar movimento à uma imagem que, naturalmente, é estática. Além disso, o light painting é uma ferramenta criativa, conforme mostraremos a seguir.

Primeiramente, para se realizar o light painting será preciso deixar o obturador (tempo de exposição) da câmera aberto por um longo tempo. Desta forma, para obter o melhor resultado possível, você precisará de um tripé, de modo que a luz crie o seu interessante efeito borrado na imagem.

Vamos aos exemplos:

Hora do rush em Cusco, Peru

As luzes dos faróis e as lanternas traseiras dos veículos criaram um interessante efeito borrado nas imagens.

Neste primeiro exemplo, montamos a composição para captar o movimento dos carros no horário de pico na cidade de Cusco, Peru.

Como plano de fundo, deixamos a Igreja e a Plaza de Armas da cidade. Ao longo de 30 segundos, o obturador da câmera esteve aberto, captando toda a luz que cruzava em sua frente. O resultado foi o desejado: os planos de fundo ficaram congelados, contudo as luzes dos faróis e das lanternas do carros, criaram este borrado de luz na imagem.

Normalmente, com um tempo de exposição de 30 segundos, praticamente todos os objetos móveis que passarem pela frente da lente da câmera não aparecerão na imagem final, somente a luz que eles emitirem.

Homenagem ao Peru

Homenagem que fizemos ao Peru, o quarto país de nossa Volta ao Mundo de carro.

Este segundo exemplo foi uma homenagem que fizemos ao Peru, o quarto país de nossa Volta ao Mundo de carro. Em frente à Catedral de Arequipa, montamos nosso equipamento e, com um tempo de exposição de 20 segundos, escrevemos com uma lanterna, apontada para a câmera, o nome do país.

Depois de várias tentativas, por conta de nossa caligrafia que não andava dentro do esperado, chegamos ao resultado final, uma singela homenagem ao Peru, um dos países que tanto sonhávamos conhecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here