Viajar de carro para fora do país sempre demanda uma série de documentos especiais. E, no Peru, não é diferente.

Para ingressar no país e rodar legalmente pelas estradas peruanas, é necessário contratar um Seguro Obrigatório, o SOAT.

O Seguro obrigatório no Peru, o SOAT.

O SOAT (Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito) funciona, praticamente, como o seguro DPVAT no Brasil, e assegura tratamento médico para os passageiros do veículo e terceiros envolvidos em um acidente.

O SOAT é um seguro obrigatório, ou seja, é quase impossível (e muito arriscado) cruzar o país sem ter em mãos este documento. Das sete paradas policiais que tivemos pelo Peru, em 5 delas nos foi solicitado o SOAT.

Em nosso caso, contratamos o SOAT da Seguradora La Positiva, assim que cruzamos a fronteira do Chile para o Peru, na região de Arica-Tacna. Pedimos o prazo de seis meses e pagamos 55 soles (moeda peruana), um processo bem rápido.

Logo na sequência, a cerca de 10 quilômetros depois da fronteira, tivemos a nossa primeira parada policial e logo o SOAT foi solicitado.

Com o intuito de evitar transtornos, o ideal é se certificar se, na fronteira que cruzará, existe alguma seguradora que vende o SOAT e, caso contrário, a melhor opção é fazer a compra antecipada, no país de origem ou através da internet.

Já ouvimos relatos de estrangeiros que tiveram o carro rebocado ou receberam altíssimas “ofertas” de propina por não terem o SOAT. Desta forma, o melhor é viajar legalizado e desfrutar, com tranquilidade, de todas as maravilhas que o Peru oferece.

7 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber como contratou o seguro SOAT pela internet. Já entrei no site da seguradora La Positiva e não encontro como fazer o seguro. Só encontro o válido para o ano inteiro e para veículos peruanos. Poderia ajudar-me? Obrigado antecipadamente,
    Cezario

    • Olá Cezario Maia, tudo bem?
      Então, nós contratamos o seguro SOAT, assim que cruzamos a fronteira do Chile para o Peru.
      Ouvimos falar da atendente que seria possível contratá-lo pela internet, mas não chegamos a tentar.
      Vou pesquisar sobre o tema e, qualquer novidade, te aviso por aqui, tudo bem?!
      Grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

    • Olá Alan Kaoro, tudo bem?
      É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro! =)
      Então, o SOAT é o seguro obrigatório para o Peru. Caso você vá para o Chile, lá terá que providenciar o seguro Carta-verde ou o SOAPEX, ambos são aceitos no país.
      Os preços variam de acordo com o tempo que for permanecer em cada país.
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

    • Olá Lourenço, tudo bem?
      Nós que agradecemos por sempre recebermos as suas mensagens no Terra Adentro!
      Então, o SOAT também é exigido, obrigatoriamente, na Bolívia e Colômbia.
      Já no Uruguai, Argentina e Chile você deverá contratar o Seguro Carta-Verde, sendo que no Chile também é aceito o SOAPEX.
      No Equador, não é exigido nenhum seguro obrigatório.
      Qualquer dúvida é só nos escrever, Lourenço.
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here