Existe diesel S-10 no Peru e no Equador?

Esta é uma dúvida que sempre recebemos em nosso site e em nossas redes sociais. Por conta disto, decidimos escrever este post e compartilhar as informações que temos com os futuros viajantes de carro por estas terras incríveis.

#Peru

O Diesel com baixo volume de enxofre é novidade no Peru. Faz pouco tempo que algumas empresas começaram a comercializá-lo, especialmente a Repsol e a Petro Peru.

A rede de postos de combustíveis Petro Peru, que é a estatal peruana do petróleo, é a maior rede de postos do país e comercializa o chamado Diesel Ultra.

Existe o Diesel S-10 no Peru, que, por conta da quantidade de enxofre, pode ser considerado um S-50.

O Diesel Ultra da Petro Peru é equivalente ao antigo S-50 do Brasil, ou seja, contém até 40 ppm de enxofre a mais que o atual S-10. É um diesel um pouco mais “sujo” que o S-10, mas de boa qualidade.

Já a Repsol comercializa o chamado Diesel Euro IV que, assim como o diesel da Petro Peru, é equivalente ao S-50, contendo até 50 ppm de enxofre.

Atualmente, este é o diesel mais “limpo” vendido no Peru. Contudo, poucos postos de combustíveis comercializam este Diesel. Nem sempre, mesmo em postos da Repsol e da Petro Peru, você encontrará o S-50 disponível.

Normalmente, este é um diesel encontrado somente nas médias e grandes cidades. Uma boa estratégia, neste caso, é levar um ou dois galões de combustíveis e garantir sempre que encontrar o S-50 pelo caminho.

#Equador

Infelizmente, o Equador não comercializa o Diesel S-10 ou o S-50. Por ser um país que subsidia fortemente os combustíveis, o diesel no Equador é muito barato, contudo apresenta teores de enxofre mais elevados.

O Diesel no Equador é subsidiado pelo governo, o que torna o país um dos lugares mais baratos do mundo pra se comprar este combustível.

A maior rede de postos do país, a PetroEcuador, que é a estatal equatoriana do petróleo, comercializa o Diesel Premium, que tem uma quantidade de enxofre que oscila entre 150 a 500 ppm de enxofre.

Se formos comparar estas quantidades de enxofre com o Diesel comum, vendido em vários países da América do Sul, os valores são considerados até baixos.

Se analisarmos friamente os números, é notável que o Diesel Equatoriano não é de má qualidade, nem apresenta valores absurdos de enxofre, apesar de não ser um S-10 nem um S-50.

Infelizmente, o Equador não possui o Diesel S-10, nem o S-50.

Enfim, entendemos que, com um bom planejamento mecânico (prevenção e revisões constantes), é plenamente possível visitar e explorar, com o seu carro movido a Diesel S-10, estes dois países magníficos da América do Sul.

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá Henrique e Sabrina, tudo bem? Muito bacana essa iniciativa de vocês, apesar de ter encontrado vocês a pouco desejo muito sucesso e grandes histórias. Fiquei curioso com a performance do carro diante de tantas mudanças de combustível, temperatura, poeira, etc por enquanto nenhum problema mecânico? O carro tem se comportado bem? Já fizeram alguma revisão on-the-go? Grande abraço!!!

    • Olá Eric, tudo bem?
      Que imenso prazer e alegria receber a sua mensagem no Terra Adentro!
      Excelente o site e o facebook da Kampix. Já estamos seguindo vocês e estaremos sempre atentos à todas as novidades que postarem!
      Então, o nosso carro tem se comportado muito bem com relação à todas estas mudanças, apesar de sentir um pouco em alguns momentos.
      Ele sentiu demais na altitude, por conta da perda de potência e pelo aquecimento além da conta do motor.
      No Peru, percebemos que os filtros de combustíveis estavam sujando muito rápido, em decorrência do combustível de baixa qualidade. Tivemos que trocá-lo antes do prazo, por conta disto.
      Mas, no geral, o carro está indo muito bem e não teve nenhum problema sério até o momento, somente manutenções rotineiras.
      Esperamos conhecê-lo pessoalmente algum dia, Eric!
      O que precisar, saiba que sempre poderá contar com nosso apoio e colaboração!
      Grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  2. No Peru… então não tem equivale te ao s10 some te ao s50? Que coisa hein?! Agora como poderíamos identificar previamente os postos com esses combustíveis? Quais seriam as cidades medianas ou as grandes mesmo? E o preço do diesel? Se puder nos ajudar nesse sentido! Grande abç! Léo.

    • Olá Leonardo, tudo bem?
      É um imenso prazer receber o seu contato no Terra Adentro.
      Realmente, no Peru não existe o S-10, somente o equivalente ao S-50, mas já é um Diesel bem aceitável.
      Normalmente, este combustível estará à venda nos postos da Petro Peru e da Repsol, mas somente em cidades como Arequipa, Tacna, Puno, Cusco, Nasca, Abancay, Lima, Trujillo, Chiclayo, e outras cidades do mesmo porte.
      Cruzamos por algumas cidades bem pequenas e por lá só vimos o Diesel comum.
      O preço do Diesel no Peru, como ocorrem alterações constantes, você pode verificar aqui: http://www.terraadentro.com/2016/05/22/preco-do-diesel-e-da-gasolina-pelo-mundo/
      Qualquer dúvida que surgir, pode contar sempre com nosso apoio e colaboração, Leonardo!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here