A cidade de Baños de Agua Santa, ou simplesmente Baños, no Equador, é fascinante.

Localizada em uma região de transição entre a Cordilheira dos Andes e a Floresta Amazônica, Baños pode ser considerada a terra da aventura no Equador.

Para todos os lados que se cruza, você encontra aventureiros e aventureiras praticando alguma atividade ou esporte radical.

Rafting em correntezas fortíssimas, Tirolesa em cânions profundos, Rapel por paredões imensos e por aí vai.

A lista de aventuras são extensas e basta ter muita disposição (financeira também), que seus dias por lá serão plenamente radicais.

Nosso primeiro destino na região foi a incrível Cascata Pailón del Diablo. A natureza que cerca a queda d’água é belíssima. Uma floresta muito densa, em meio à um cânion profundo, tornam esta cachoeira uma das mais lindas que já conhecemos em nossas vidas.

A força com que a água atinge o poço é impressionante, algo que nunca havíamos presenciado antes.

Há inúmeros mirantes em que se pode observar a Cascata. Em um deles, o acesso se dá por uma ponte de madeira, que cruza o topo de um penhasco altíssimo. Do outro lado, a paisagem é cênica. De um lado, a cachoeira e do outro, a ponte, ambos rodeados pela densa floresta. Simplesmente espetacular.

A região de Baños é extremamente turística. Equatorianos de outras partes do país e estrangeiros estão espalhados por todos os cantos. Nada que ofusque os encantos da cidade, ainda que você tenha que ficar por mais de uma hora esperando a sua vez.

Isto mesmo, para ter a oportunidade de experimentar o frio na barriga que o famoso “Balanço do Fim do Mundo” nos proporciona, às vezes é necessário esperar o seu momento por horas.

Localizado na badalada Casa del Árbol, ou Casa na Árvore, o Balanço mais famoso da América do Sul é realmente sensacional. A intensidade com que somos lançados rumo ao precipício, torna um simples balanço uma verdadeira aventura. Um programa imperdível em Baños.

Nossos dias em Baños eram sempre muito intensos, enquanto as noites relaxávamos em meio à natureza solitária da região.

Numa dessas noites, na companhia de mais três amigos, um venezuelano, uma El Salvadorenha e uma Equatoriana, preparamos um delicioso churrasco de vegetais, contemplados por um céu completamente estrelado. Mais um presente inesquecível que o Equador reservava para nós.

E com esta agradável noite, nos despedimos de Baños e partimos rumo ao norte do país. No caminho, conhecemos um destino fenomenal:

a Laguna de Quilotoa, localizada bem no meio de uma cratera de um Vulcão.

Isto mesmo! Toda esta região, no passado, foi um gigantesco vulcão ativo. A cerca de 800 anos atrás, uma erupção fortíssima iniciou a formação da laguna, criando um dos cenários mais cênicos de todo o Equador!

Assim, nos aproximamos cada vez mais da Linha do Equador. O Hemisfério Norte que nos espere, pois já estamos à caminho!

2 COMENTÁRIOS

    • Olá amigo Paulo, tudo bem?
      Realmente, o Equador é um país incrível, com regiões completamente distintas entre si!
      E Baños é uma cidade espetacular, com paisagens cênicas e uma mescla impressionante de cordilheiras e densas florestas! 🙂
      Temos certeza que você ficará encantado por este país!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here