É fato que a Riviera Maya é um dos destinos turísticos mais famosos e badalados do mundo.

Região onde se encontram os gigantescos complexos turísticos de Cancún e Playa del Carmen, o litoral caribenho da Riviera Maya é dominado por Resorts luxuosos e colossais, que “escondem” as praias dos visitantes que não podem pagam por suas caras hospedagens.

Contudo, poucos quilômetros ao sul de Cancún, se localiza a “filha” mais rústica e alternativa da Riviera Maya, a cidade de Tulum.

As paisagens incríveis de Tulum.

Frequentada por mochileiros e turistas estrangeiros que amam chegar aos destinos de bicicleta, Tulum é o lugar perfeito para quem sonha conhecer as praias mexicanas, mas não gosta do turismo massificado proposto pelos resorts de Cancún.

Com praias paradisíacas e pousadas pequenas, mas charmosas, Tulum é a mais jovem e rústica representante da Riviera Maya, apesar de receber contigentes enormes de visitantes diários, que saem das outras cidades para conhecer o seu principal atrativo: o Parque Nacional Tulum.

Conhecida como a Cidade Amuralhada, Tulum era uma das principais regiões econômicas e religiosas da cultura Maia, deixando registros históricos e riquezas incontáveis desta misteriosa civilização.

As ruínas Maias do Parque Nacional Tulum são singelas perto das imensas pirâmides de Tikal e Chichén Itzá, mas escondem alguns dos cenários mais incríveis e surreais do México. De um lado, o esverdeado das águas do Caribe e, do outro, as construções à beira mar da antiga cidade murada, considerada sagrada para os Maias.

O Templo do Deus do Vento.

Dentre as construções, a mais famosa e cênica entre todas elas é o Templo do Deus do Vento, um lugar de culto e adoração, situado à beira de um precipício, às margens do mar do Caribe. Simplesmente indescritível a paisagem, uma verdadeira obra-prima deixada pelos Maias, que tanto prezavam pela estética e acústica de suas construções.

Entretanto, toda esta beleza leva à um alto custo: por se situar tão pertinho de Cancún, Tulum “sofre” com o alto fluxo diário de turistas, principalmente se levarmos em conta que a cidade, ao longo dos anos, não se preparou adequadamente para isto. Muito lixo espalhado e o crescimento desordenado são as consequências primárias deste intenso movimento turístico.

Contudo, por mais que o turismo de massas esteja avançando sobre a cidade, ainda é possível encontrar praias desertas e públicas, especialmente na Reserva de Biosfera Sian Ka’an, poucos quilômetros ao sul de Tulum.

Praias paradisíacas por todo o litoral de Tulum.

E é isto que torna Tulum um destino tão fascinante atualmente, assim como era para a civilização Maia. A junção de paisagens incríveis, história e o clima roots da cidade, fazem de Tulum um destino imperdível, a verdadeira joia da Riviera Maya.

Dicas para quem vai visitar Tulum:

  • Não deixe de conhecer o Parque Nacional Tulum, local onde se localizam as famosas ruínas Maias;
  • É bom ficar atento ao período de ciclones e furacões, que ocorre entre os meses de julho e outubro.
  • Existem ótimas opções de hospedagem em Tulum, contudo a maioria delas se constituem de pousadas e pequenos hotéis, o que difere bastante da estrutura hoteleira de Playa del Carmen e Cancún.
  • Uma boa opção em Tulum é alugar bicicletas e conhecer os destinos pedalando.
  • Existem inúmeros cenotes na região, inclusive muitos que se podem chegar pedalando.
  • Um barato e excelente restaurante, com típica comida mexicana, é o Burrito Amor, com um clima jovem e super descontraído.
  • Um ótimo supermercado para fazer compras, caso queira preparar os próprios lanches, é o Chedraui, localizado na rodovia que dá acesso ao Parque Nacional Tulum.
  • Normalmente, as pousadas à beira possuem apenas eletricidade movida à luz solar, o que deixa os ambientes ainda mais rústicos. As pousadas com ar condicionado, que é essencial para aliviar o calorão da cidade, em sua maioria são localizadas dentro da cidade, um pouco mais afastadas do litoral.
  • Existem campings à beira-mar, sendo a maioria deles dentro do Parque Nacional Tulum.
  • Um destino com praias paradisíacas é a Reserva de Biosfera Sian Ka’an, que se localiza a poucos quilômetros ao sul de Tulum.
  • Se você planeja visitar Chichén Itzá, existe uma estrada sem pedágios que liga Tulum à estas famosas ruínas, estando em ótimo estado de conservação. Por Playa del Carmen ou Cancún, a autopista tem pedágios caríssimos.
  • Cerca de 200 km ao sul de Tulum está a Laguna Bacalar, um dos cenários mais bonitos do sul do México.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here