Pessoal

Uma viagem de carro para outros países da América do Sul, principalmente para a Argentina, exige alguns itens e documentos obrigatórios  do automóvel que você deve providenciar antes de colocar o pé na estrada. Mas, em relação à documentação pessoal, não temos tanto trabalho. Listamos abaixo os documentos que levamos para o nosso mochilão Ushuaia 2014/2015:

  • Passaporte válido ou RG:

Ao viajar para os países integrantes do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela-, seja de carro ou avião, não é necessário obter um passaporte ou visto. A entrada de turistas brasileiros é permitida mediante a apresentação somente da carteira de identidade (RG) ou de um passaporte válido.

No Uruguai, o prazo de permanência para estrangeiros é de 90 dias, sendo renováveis por mais 90, na condição de turista. Ao ingressar na Argentina, um oficial do serviço de imigração concede um prazo máximo que o turista pode permanecer no país. Para ampliar este prazo, procure a”Dirección Nacional de Migraciones”.

Para o Chile, também não há necessidade de visto ou apresentação de passaporte para a entrada de brasileiros. O tempo de permanência no país é, no máximo, de 90 dias. Entretanto, este prazo pode ser estendido por meio de um pedido ao “Departamento de Extranjería” chileno.

  • CNH e Permissão Internacional para Dirigir:

Para dirigir nos países do Mercosul, a Permissão Internacional para Dirigir (PID) não é exigida para brasileiros que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já no Chile, a PID é obrigatória. Este documento é a carteira internacional de habilitação.

Fique atento: apesar dos países do Mercosul aceitarem a carteira de motorista, ela não é considerada um documento de identidade. Portanto, sempre leve o RG ou passaporte.

 

Fonte: Portal do Ministério das Relações Exteriores

_____________________________________________________________

Você também vai gostar de:

Checklist de Viagem