Roteiros

Mochilão Ushuaia 2014 – 2015

Roteiro Terra Adentro 5
Rota planejada

Fazer o roteiro de um mochilão é a etapa mais difícil do planejamento. O primeiro passo que demos foi decidir o nosso principal destino e o tempo de viagem. Escolhemos Uhsuaia, a cidade mais austral do mundo, como ponto de chegada. Um dos principais motivos da escolha foi justamente para cumprir o objetivo do projeto Terra Adentro: o importante não é chegar, mas sim aproveitar o caminho. Nesta viagem, ao longo do percurso, vamos conhecer uma boa parte da Patagônia argentina e chilena e Tierra Del Fuego. Além disso, queríamos um mochilão para aproveitar ao máximo a natureza, a fauna e a cultura do Uruguai, Argentina e Chile. O tempo de viagem que estabelecemos inicialmente foi de 30 dias.

Roteiro Terra Adentro 4
Nosso destino: Ushuaia, a cidade mais austral do mundo!

A partir daí, o trabalho começou a ficar mais difícil. Selecionamos no Google Maps nosso ponto de partida, Caratinga (MG), e de chegada, Ushuaia. Então, começamos a selecionar as cidades que teríamos que parar para dormir e as que gostaríamos de conhecer. Quando percebemos, estávamos em Buenos Aires e faltavam apenas 10 dias de viagem para o nosso retorno. Por isso, corta daqui, corta dali, estica mais uns dias… E, finalmente, chegamos ao nosso roteiro final:

Roteiro Terra Adentro

Na verdade, este roteiro “tão fechado” foi necessário pois queremos conhecer tudo em pouco tempo. Portanto, não podemos desperdiçar nenhuma horinha. A etapa de construção do roteiro deu trabalho, mas sabemos que esse excesso de organização inicial vai nos ajudar bastante a otimizar o tempo do mochilão. Além dos dias, origem, destino e distâncias, também fizemos uma tabela com, pelo menos, duas opções de hotéis (ou hostel) e campings para cada destino, colocando já o endereço e telefone dos estabelecimentos. Apesar de sair de casa com o roteiro pronto, pretendemos ficar um ou dois dias a mais nos lugares que mais gostarmos.

Escolhemos cidades pequenas nos dias em que vamos parar apenas para dormir. No segundo dia, por exemplo, o nosso destino é Palhoça (SC). Inicialmente, iríamos para Floripa, mas para evitar trânsito e preços altos decidimos por Palhoça. Também porque os campings em cidades menores geralmente são mais seguros, mais econômicos e melhor localizados.

Algumas cidades já estavam no roteiro desde o começo, como Montevidéu, Buenos Aires, Puerto Natales, El Calafate e El Chaltén. Mas descobrimos alguns lugares tão interessantes, que não pudemos deixar de fora da programação. Cabo Polônio é um exemplo. Uma cidadezinha litorânea no Uruguai, onde não se pode entrar de carro e a maioria das casas não têm energia elétrica. Outro lugar que ganhou um espaço no roteiro foi Puerto Rio Tranquilo. Por acaso, conhecemos esta cidade em uma matéria na internet que classificava as cavernas mais bonitas do mundo. Descobrimos que era no Chile, olhamos no mapa e incluímos mais um destino para conhecer.

Sabemos que teremos que adaptar a programação na estrada. A viagem de Rio Gallegos à Ushuaia, por exemplo, deve sofrer alguma alteração. A maioria dos sites de mochileiros que pesquisamos informou que não é muito fácil completar o trajeto em um dia. Assim, já estamos contando com a possibilidade de passar a noite em Rio Grande, na Tierra Del Fuego, e seguir viagem pela manhã.

Roteiro Terra Adentro 2
Cidades que iremos passar

Então é isto: Roteiro pronto, terra adentro!