A 220km ao sul da Península Valdez, encontra-se a Reserva de Punta Tombo.

Este parque abriga, entre os meses de setembro a abril, a maior colônia continental de Pinguins de Magalhães do mundo (e também de qualquer espécie).

Fomos conhecer de perto esses simpáticos animais e ficamos impressionados com a quantidade de pinguins em um só lugar. Outro ponto bacana da reserva é a proximidade que podemos ficar dessa ave.

Apesar de o parque limitar os locais onde podemos andar, os pequeninos pinguins não respeitam os limites e caminham em nosso meio. Embora sejam bem engraçadinhos, eles passam tão próximos de nós que devemos tomar cuidado com suas possíveis bicadinhas.

O Pinguim de Magalhães é uma espécie monógama, já que forma pares estáveis por várias temporadas reprodutivas. Os machos chegam primeiro à costa, em setembro, e buscam o mesmo abrigo da temporada anterior, onde começam a construir o ninho.

Alguns dias depois, chegam as fêmeas e começam os cortejos. Para reencontrar a sua parceira ou defender o seu território, emite um som similar ao de um burro.

Ao fim de novembro, os filhotes nascem e os pais, então, começam a procurar alimento e protegê-los de predadores. Quando voltam para o mar, sua principal ameaça é o derramamento de petróleo nas águas.

Essa espécie é endêmica na América do Sul. No mundo, ao todo, estima-se que existam 1,3 milhão de casais de Pinguins de Magalhães. Punta Tombo é, sem dúvida alguma, o melhor lugar para encontrar e se aproximar deles.

10 COMMENTS

  1. O meu grande desejo :

    Que a viagem vos corra muito bem e que agradeçam todos as manhãs a Mãe Natureza pelas maravilhas que tem para vos oferecer.

    Um abraçao.

    • Olá Lourdes, tudo bem?
      É uma imensa alegria pra nós recebermos a sua mensagem no Terra Adentro!
      Nós só temos a agradecer mesmo à Mãe Natureza por tantas belezas, pela perfeição de suas obras e por termos a oportunidade de contemplar estas infinitas riquezas com nossos olhos!
      Muito obrigado pelo carinho e pela companhia nesta longa jornada pelo mundo!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

    • Olá, Leandro. Muito obrigada por estar acompanhado o Terra Adentro. Em Punta Tombo, é possível, sim, chegar com qualquer carro. Saindo do asfalto, são um pouco mais de 20km de estrada de rípio. A ruta é bem sinalizada e tem uma placa indicativa da Reserva de Punta Tombo. Um abraço!

  2. Muito legal rever alguns lugares, como este e Península Valdez, pelos quais já passei sob uma outra ótica 🙂
    Tudo lindo demais né!!
    Que muitas aventuras e paisagens incríveis ainda cruzem o caminho de vcs.
    Bjão

  3. Pai. Achei fantastica a colonia de pinguins .Tenho certeza que esta viagem esta valendo a pena em todos os sentidos.
    Continuem transcrevendo todos os acontecimentos. Servira de lembrança para sempre.
    Fiquem e venham com Deus. Seu pai

  4. Deus abençoe esta maravilhosa viagem que estao fazendo. Nem e uma viagem e sim uma pesquisa cientifica.
    O conhecimento que estao adquirindo e transmitindo algo para nos , com certeza ‘e al
    go para toda vida
    Deus acompanhe voces. Cheguei. Ate quarta feira aqui estarei.Fiquem com Deus.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here