Como conseguir patrocinadores ou apoiadores para uma longa expedição de carro? Nossa viagem é bancada com a ajuda financeira de nossos parceiros?

Estas são algumas das perguntas que mais recebemos diariamente em nossas redes sociais e pelo Fale Conosco. Não é nada fácil conseguir apoio financeiro ou de produtos para o seu projeto.

Algumas empresas do segmento, de tanto receberem pedidos de apoio, já nem analisam mais os pedidos novos que recebem frequentemente. Contudo, isto não é motivo para desanimar ou acreditar que patrocinadores apoiam somente grandes projetos ou personalidades conhecidas do público.

O que faz qualquer empresa apoiar um projeto é a capacidade que ela enxerga de o projeto entregar bons resultados de vendas e construção de imagem da marca.

Qual o primeiro passo para conseguir patrocinadores?

O primeiro passo é montar o seu projeto, o mais detalhado possível e construir as suas plataformas digitais, ou seja, o seu site e suas redes sociais. A melhor forma de convencer uma empresa a acreditar em seu projeto é já ter algo para mostrar, como, por exemplo, algumas viagens que já realizou, os posts que já escreveu e o número de seguidores fiéis que acompanham diariamente as suas plataformas.

Ter algo para mostrar, ainda que seja um projeto de poucos meses ou dias, aumentará muito a sua credibilidade e reforçará a sua imagem perante os possíveis apoiadores.

Em qual segmento devo procurar os meus possíveis apoiadores?

Uma coisa é certa: as empresas do segmento de aventura e esportes estão, invariavelmente, saturadas. Todos os dias, elas recebem centenas de pedidos de novos viajantes e/ou interessados em botar o pé na estrada. Desta forma, conseguir um apoio com estas empresas requer muita habilidade de negociação e convencimento de seu projeto.

Quando percebemos esta saturação no mercado de aventura e esportes, decidimos mudar a nossa estratégia de busca por patrocínios. Abandonamos as empresas deste segmento e decidimos procurar empresas de outros segmentos ou de segmentos afins, porém que comercializassem produtos ou serviços relacionados. Foi pautado nesta estratégia que, por meses a fio, procuramos empresas que poderiam se encaixar em nosso projeto e conseguimos o apoio de uma oficina mecânica especializada em Land Rover, de uma Instituição de Ensino Superior, de uma franquia de vestuário e de uma rede que comercializa filtros inovadores para purificação da água.

landrover_oficina_landspirit
Empresas de seguimentos diversificados são uma boa opção para patrocínio!

Foi somente quando mudamos a nossa estratégia e buscamos apoio em outros segmentos, que conseguimos os nossos primeiros apoiadores.

Os patrocínios bancam os custos de nossa viagem?

Conseguir apoio financeiro para bancar a totalidade de uma viagem é uma tarefa nada fácil e que demanda um bom tempo de experiência no meio. Em nosso caso, os recursos obtidos através dos patrocinadores e apoiadores ajudam a pagar um pouco de nossas despesas (algo como 30 a 40%) ou reduzir alguns gastos futuros.

  • Orçamento próprio
  • Receitas com patrocínios

Contudo, a maior parte de nossa Volta ao Mundo será arcada com nossos recursos, sejam aqueles que poupamos ao longo do tempo ou aqueles que faremos pela estrada, com o nosso trabalho.

O mais importante é não desistir de buscar apoiadores para o seu projeto. Um possível patrocinador pode estar mais perto do que você imagina, ainda que seja uma empresa de um segmento completamente diferente. Todo começo é muito difícil, contudo com o amadurecimento e desenvolvimento de seu projeto, tenha certeza que tudo fica menos complicado e novas empresas farão de seu projeto uma vitrine para seus negócios.

12 COMMENTS

  1. Eu estou na estrada já faz 10 mêses com um plano de fazer meu dinheiro pra ir pra frente mais no momento não está sendo fácil aqui no Rio, obrigado por essas dicas.

    • Boa sorte e muito sucesso em seu projeto de viagem, amigo Clayton Dutra! 🙂
      O que pudermos ajudar, conte sempre com o nosso apoio!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  2. Olá. Muito interessante a abordagem de vocês, bastante clara e objetiva.
    Gostei bastante.
    Gostaria de saber quanto tempo vocês levaram elaborando o projeto e como escolheram um ‘modelo certo’.
    E como foi em relação aos patrocinadores. Quanto tempo antes da data da viagem de vocês conseguiram eles.
    Pergunto tudo isso, pois tenho uma ideia e quero fazer o meu projeto em breve.
    Fico no aguardo, obrigada.

    • Olá, querida amiga Virgínia, tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Ficamos muito felizes que o nosso post está ajudando em seu planejamento de novos parceiros.
      Então, normalmente não temos um modelo específico de proposta, pois vamos alterando de acordo com a empresa e com o ramo de atuação da mesma.
      Começamos a captação de parceiros uns 4 meses antes da viagem, quando estávamos com a nossa estrutura de site e redes sociais totalmente montadas. Contudo, mesmo na estrada não deixamos de prospectar novos parceiros, sempre que possível.
      A dica é não desistir caso receba algumas respostas negativas, pois a taxa de sucesso é bem pequena mesmo.
      Boa sorte nesta etapa tão importante, Virgínia!
      Um abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  3. Caros Boa tarde,

    Tenho um Projeto que estou apoiando minha irmã e meu cunhado que ambos são socios de uma CT (Centro de Treinamento) de formação de atletas amador, este ano estão com um Projeto para participarem da BA CUP um torneio realizado em Buenos Aires com diversas equipes sulamericana como Boca Juniors, LDU de Quito, etc. Porém por se localizarem em um bairro não bem estrutura, o acesso financeiro não é dos melhores, para isso seria necessário parceiros e colaboradores para apadrinhar o projeto e realizar parcerias com o CT. Temos um portfolio bem explicativo no qual demonstra todo o projeto e qual o seu objetivo, qual valor financeiro estaríamos atras e qual resultado poderíamos obter. Como consigo obter estes recursos e patrocinadores, tem algum caminho que eu deva percorrer?

    • Olá, amigo Guilherme, tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Então, o ideal é buscar por empresas que, de alguma forma, se correlacionam com um Centro de Treinamento ou que poderiam se interessar numa parceria.
      A ideia é persistir e oferecer a parceria para dezenas de empresas, pois a taxa de retorno negativa é muito alta. Não desista nos primeiros contatos, pois é comum demorar um bom tempo para conseguir alcançar os objetivos planejados.
      Boa sorte na captação de novos parceiros, Guilherme! 🙂
      Um abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  4. Nossa finalmente achei algum blog falando sobre isso. Tenho procurado formas de conseguir conhecimento sobre esse assunto. Tenho um projeto de viagem e queria tirar uma dúvida: como que ocorre a abordagem dessas empresas ? Qual setor devo procurar ? Pois algumas dessas empresas que vocês conseguiram são grandes e como conseguir falar com a pessoa certa.

    Obrigado.

    • Olá, amigo Marcus Vinícius, tudo bem?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Então, este é realmente um tema bem complicado em nosso meio, pois é difícil convencer as empresas à investirem em nosso projeto.
      Penso que, a primeira etapa, é criar um projeto coeso, bem detalhado e que demonstre a credibilidade com que pretendem pautar os seus trabalhos.
      Feito isto, é partir para a busca das possíveis empresas, enviando e-mails, fazendo contatos telefônicos e etc, buscando conversar com a pessoa responsável por este assunto.
      Não desista nas primeiras tentativas, pois o índice de rejeição é bem alto.
      O ideal é buscar parcerias em empresas que você tenha contatos internos, pois facilitará muito a negociação.
      Quaisquer dúvidas, conte sempre conosco, Marcus Vinícius! 🙂
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  5. Parabéns a vocês, primeiro pela dedicação e paixão que demonstram diariamente com o projeto de vocês e segundo pela sensibilidade em buscar ajudar as outras pessoas que possuem um sonho parecido com o de vocês. Cada dia mais curto o Projeto Terra a dentro, não só por ser muito interessante, mas principalmente pela forma como vocês estão conduzindo a proposta!!!!

    • Olá, amigo Ricardo Souza, tudo bem com você?
      Ficamos extremamente felizes em receber a sua mensagem e pelas palavras tão marcantes e motivadoras! 🙂
      Não temos como agradecê-lo pelo imenso carinho e por estar sempre em nossa companhia, desbravando os quatro cantos deste mundo à bordo de nosso carro!
      Que esta viagem pelo mundo possa inspirar muitas outras pessoas a saírem de sua zona de conforto e, verdadeiramente, irem em busca de seus sonhos!
      Muito obrigado, amigo Ricardo! 🙂
      Um grande abraço,
      Henrique e Sabrina.

  6. Muito interessante essa informação sobre a saturação do seguimento aventura e esportes. É o primeiro site de overlanders que vejo tratar sobre o assunto de captação de apoio e patrocínio. Estão de parabéns, é muito útil!
    Aliás, todo o site está muito bem construído!
    Parabéns!

    • Olá Higor, tudo bem?
      É um prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro!
      E ficamos muito felizes que estas informações foram de grande valia para você.
      Esperamos que elas te ajudem na preparação de seu projeto e na captação dos futuros parceiros para sua viagem!
      O que precisar saiba que sempre poderá contar com nosso apoio e suporte!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here