Você já pensou na ideia de fazer uma roadtrip pela Escócia? Infelizmente, muitos viajantes vão para o Reino Unido e param em Londres, se esquecendo completamente das belezas incalculáveis da Escócia.

Estrada no interior da Ilha de Skye, Escócia.

Se você está em busca de incríveis paisagens naturais, mescladas com construções medievais e castelos, a Escócia é definitivamente um país que irá encantar você.

Acompanhe nas próximas linhas a nossa sugestão de roteiro para quem planeja explorar a Escócia por terra, especialmente viajando de carro.

1) De Edimburgo a Fort William:

  • Tempo recomendado: 1 dia de viagem
  • Distância aproximada: 250 km
De Edimburgo a Fort William, passando pelo Loch Lomond & The Trossachs National Park.

Edimburgo é a melhor porta de entrada para quem planeja visitar a Escócia. Apesar de ser uma cidade menor do que Glasgow, Edimburgo possui uma dezena de atrações incríveis e misteriosas. Leia mais sobre Edimburgo aqui.

O interior do New College Edinburgh.

Se você gosta de grandes cidades, pode incluir Glasgow em seu roteiro, apesar de acharmos a cidade dispensável, especialmente se o seu tempo disponível é mais curto.

Partindo de Edimburgo, um caminho espetacular rumo à Fort William é cruzando pelo Loch Lomond & The Trossachs National Park, uma introdução perfeita às Highlands escocesas.

Paisagens características das Highlands escocesas.

Nos limites do parque, você pode parar quantas vezes quiser para explorar as paisagens e os pontos de vista magníficos, especialmente às margens do Lago Lomond.

Uma boa opção para pernoite neste trajeto são as cidades de Glencoe, Corran ou Fort William, a maior delas.

2) De Fort William a Portree:

  • Tempo recomendado: 1 dia
  • Distância aproximada: 175 km
De Fort William a Portree, na Ilha de Skye.

Nas proximidades de Fort William, aproveite para conhecer a montanha Ben Nevis, a mais alta de todo o Reino Unido. Caso não queira se aproximar da montanha, da estrada você poderá ter um bom ângulo de visão, se o tempo estiver aberto.

De frente para a montanha Ben Nevis, a mais alta do Reino Unido

Partindo de Fort William ou de qualquer cidade próxima, o principal ponto de parada no caminho rumo à Ilha de Skye é o Castelo de Eilean Donan, já nas proximidades da cidade de Dornie. O Castelo é cênico e rende ótimas fotografias. Você pode optar por conhecer somente as partes externas, ou pagar para ter acesso ao interior do castelo. Clique aqui e conheça mais sobre o castelo de Eilean Donan e as Highlands da Escócia.

O Castelo de Eilean Donan.

No caminho para Portree, você cruzará a Skye Bridge, a ponte que dá acesso à Ilha de Skye. Aproveite este dia para conhecer a cidade de Portree e algumas atrações da Ilha de Skye.

Uma boa ideia é se hospedar em Portree, onde você terá mais opções de restaurantes e lazer.

3) Ilha de Skye:

  • Tempo Recomendado: 2 dias
  • Distância aproximada: de 250 km a 320 km
Roteiro sugerido na Ilha de Skye.

A Ilha de Skye é absolutamente fantástica. Sem dúvida alguma, foi o nosso destino preferido da Escócia, já que a Ilha é a tradução de tudo aquilo que sempre imaginamos sobre o país: montanhas nevadas, castelos, ruínas e paisagens cênicas, tudo isto acompanhado do vento gelado e constante que sopra do Mar das Hébridas.

O Neist Point Lighthouse.

Recomendamos que você não deixe de visitar as seguintes atrações na Ilha de Skye: Old Man of Storr, Mealt Falls, Quiraing Vista e o Neist Point Lighthouse.

Atrações da Ilha de Skye.

Caso você esteja com mais tempo, coloque também em seu roteiro os seguintes lugares: The Fairy Pools, Fairy Glen, Duntulm Castle e Dunvegan Castle.

Conheça mais sobre a Ilha de Skye e suas atrações clicando aqui.

4) Da Ilha de Skye a Inverness:

  • Tempo Recomendado: 1 ou 2 dias
  • Distância aproximada: 180 km
Da Ilha de Skye a Inverness, a capital das Highlands.

Partindo da Ilha de Skye rumo a Inverness, a capital das Highlands, aproveite para conhecer o mítico Lago Ness, o Loch Ness Centre e o Castelo de Urquhart, que se localiza próximo Drumnadrochit. Leia mais sobre estas atrações clicando aqui.

Igrejas de Inverness.

Inverness oferece boas opções de hospedagens, restaurantes e lojas. Não deixe de explorar o centro de Inverness e suas belas construções. A cidade foi uma grata surpresa.

5) De Inverness a Edimburgo:

  • Tempo Recomendado: 1 dia
  • Distância aproximada: 255 km
De Inverness a Edimburgo, a capital Escocesa.

Neste último dia, aproveite para contemplar da estrada as paisagens do Cairngorms National Park, um parque repleto de lindíssimas montanhas, lagos e rios. Não há muito o que se fazer neste parque. Assim, se der tempo, dedique uma parte deste dia para caminhar pelas charmosas ruas da cidade de Pitlochry, no caminho rumo a Edimburgo.

Caso você não queira dirigir pelas ruas de Edimburgo, uma boa opção é se hospedar na simpática cidade de Dunfermline e de lá seguir para o aeroporto.

Roteiro completo da viagem pela Escócia:

  • Tempo Recomendado: 7 dias
  • Distância total aproximada: de 1.100 a 1.200 km

Agora é só fazer as malas e Boa viagem!

2 COMMENTS

  1. Queridos mochileiros,
    Henrique e Sandrine
    Como estou contente de vos ver felizes nesta grande aventura.

    Vou aproveitar o vosso roteiro pela Escocia, assim já não tenho trabalho ? ????
    Força amigos
    Beijao

    • Olá, querida amiga Lourdes Pitorro, tudo bem com você?
      É sempre um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Temos certeza que você ficará encantada pela Escócia, Lourdes! <3
      Boa viagem e o que pudermos ajudar, conte sempre conosco! 🙂
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here